Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

18 de junho de 2011

Seguranças do Metrô salvam bebê na estação Carrão


No dia 30 de maio, os agentes de Segurança Marques Silva e Marcos Jorge  "devolveram" a vida à Camila, um bebê que no mesmo dia completava quatro meses e teve uma parada respiratória dentro de um trem que chegava à Estação Carrão.

Por volta das 8h45, a dupla ouviu os gritos de uma mãe aflita que desembarcara com a filha no colo: "Ajudem minha filha". Sem tempo para pensar, Marques "tomou" a criança da mãe e, percebendo que ela estava "dura, roxa e sem respirar", chamou seu parceiro Jorge e ambos partiram rapidamente em direção à SSO.

Imediatamente iniciaram o atendimento em primeiros socorros, realizando inclusive a manobra de RCP (Reanimação Cardio Pulmonar), adequada para bebês. O cenário provocou uma comoção generalizada. Ao final do atendimento, ao verem o bebê retomar a respiração, usuários que pararam para assistir, aplaudiram aos gritos de "valeu, segurança", "parabéns, segurança".

Segundo Marcos Jorge, em menos de um minuto do início da "massagem" o bebê começou a reagir. "Quando a ouvi tossir, fui tomado por um grande alívio. A partir dali, aumentou minha tranquilidade para entregá-la a sua mãe, que estava extremamente desesperada", conta.
Marques que ocupa algumas de suas horas livres como "Doutor da Alegria", ainda tem viva a cena em sua memória. "Meu primeiro pensamento foi: tenho que salvar esta criança. Quando a vi respirando novamente, tive a sensação de missão cumprida", disse.

Ele conta que o Metrô investe na qualificação dos empregados, oferecendo regularmente treinamentos e reciclagens, o que os deixa tecnicamente prontos para agirem em situações desse tipo.

Camila está recuperada e levando normalmente a vida. Maria Betânia, sua mãe, ainda se emociona ao lembrar do fatídico dia. Ela agradece aos agentes e diz que confia ainda mais no Metrô. "Eles foram muito rápidos. Apareceram não sei de onde, pegaram minha filha e a salvaram. São os anjos que Deus colocou na minha vida", afirma emocionada.

Texto: Texto: Cristina Ogata Hamamoto