Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
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13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
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8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
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9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
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Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
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15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
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Metrô SP define Estação Angélica-Pacaembu

Com toda a polêmica envolvendo a localização da estação em Higienópolis, o Metrô decidiu que o projeto arquitetônico da nova parada será mais simples. Inicialmente, ela ocuparia uma área onde há um supermercado, uma loja e um edifício na Avenida Angélica. 


Agora, as três saídas previstas para Higienópolis e Pacaembu serão pontos discretos, com totens indicativos, mas sem grandes estruturas aparentes nas ruas. "Serão pequenos pontos de acesso, uma forma de economizarmos no custo da obra, que já vai ser mais cara do que outras linhas, pois estará muito profunda", diz o diretor de planejamento do Metrô, Mauro Biazotti.


Além do custo das obras, estações maiores também sairiam mais caras por causa da necessidade de desapropriações. Ainda mais em bairros nobres como Higienópolis e Pacaembu. A estimativa agora é que poucos imóveis precisem ser declarados de utilidade pública para ceder espaço à estação.


Na região da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), por exemplo, apenas um estacionamento deverá ser desapropriado. Por outro lado, usuários da futura estação devem encontrar atrações dentro das estações. O Metrô estuda construir uma espécie de boulevard no túnel que vai interligar as três saídas previstas. Os planos constam no parecer técnico da companhia sobre a nova estação. A ideia é construir lojas e até mesmo um espaço cultural nesse caminho dos passageiros.


Os cálculos finais do Metrô apontam que a Estação Angélica-Pacaembu vai receber 29.090 usuários por dia - um aumento de 32% na demanda, em comparação com a antiga localização da estação, na Avenida Angélica. A parada anterior receberia diariamente 19.730 passageiros.


A nova disposição das estações trará também aumento de quase 4 mil passageiros por dia à Estação PUC-Cardoso de Almeida - passará de 15.770 para 19.600, segundo o Metrô. Já a procura pela Estação Higienópolis-Mackenzie sofrerá poucas modificações com a nova estação: passará de 91.110 para 91.720 passageiros por dia.


Escolha. Outras duas propostas foram avaliadas pela companhia antes de se definir a localização da Estação Angélica-Pacaembu. No parecer técnico, o Metrô justifica que a alternativa que considerava duas paradas no trecho entre as Estações PUC-Cardoso de Almeida e Mackenzie-Higienópolis seria "muito custosa" para acrescentar "pouca demanda" - cerca de 6 mil passageiros a mais, em relação ao previsto com a construção de só uma estação. Para o Metrô, o espaçamento entre as estações na nova localização está "equilibrado.


"A Linha 6-Laranja será uma das mais caras da história do Metrô. Com custos inicialmente estimados em cerca de R$ 7 bilhões, deve ter seu valor final definido apenas após a conclusão do projeto básico. Esse alto custo é consequência da necessidade de se escavar em um nível mais profundo - ela passa debaixo do Rio Tietê -, o que encarece o processo construtivo. Fonte: Revista Ferroviária

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