Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

5 de junho de 2011

Novos trens chegam a Linha 8-Diamante da CPTM

Novos trens na Estação Carapicuiba Linha 8 
Novos trens chegam a Linha 8-Diamante da CPTM,  uma linha que sempre teve trens antigos Série 5000, agora já conta com trens de ultima geração,  Os trens definitivos serão a Série 8000, o próximo lote de 36 novos trens exclusivos para a Linha 8, atualmente circulam a Série     7000  5000 e 2000 Fase II (2070) .


Na Linha 8 também será implantado um novo sistema de sinalização o CTBC Conheça o sistema CTBC,  O CBTC (Novo Sistema de Sinalização da Linha 8-Diamante da CPTM (1ª Parte)

Os trens Série 2000 Fase II (2070)
Com capacidade para 2.400 usuários, o trem Série 2070 (de 8 carros)  tem o que há de mais moderno em tecnologia metroferroviária no mundo. 
Além do design arrojado, a unidade conta com ar condicionado, bancos anatômicos e estofados, som ambiente e vidros com proteção aos raios ultravioleta, proporcionando mais conforto aos usuários.(dados CPTM)


Os trens Série 7000
Construídos em aço inoxidável, os novos trens terão ar-condicionado, sistema de monitoramento por câmeras de segurança, detecção e extinção de incêndio, painéis eletrônicos de comunicação, itens de acessibilidade, sistema de comunicação auditiva digitalizada, registradores de eventos [caixa preta] e um moderno sistema de freios com controle de patinagem e deslizamento.(dados CPTM)


Linha 8-Diamante da CPTM
A Linha 8 tem 35,28 quilômetros de extensão de Júlio Prestes a Itapevi e vinte estações, servindo a sub-região oeste da Região Metropolitana de São Paulo, composta pelos municípios de Itapevi, Jandira, Barueri, Carapicuíba e Osasco, além de bairros a oeste da capital até a estaçãoJúlio Prestes, no centro. 


Além de Itapevi, há um trecho de extensão operacional até Amador Bueno com 6,3 quilômetros.A linha foi inaugurada em 1875 com o primeiro trecho da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, que ligava a atual Estação Júlio Prestes (ao lado da Estação da Luz, em São Paulo) a Sorocaba. 


Esta linha teve uma importância histórica muito grande, principalmente para o nascimento de cidades que margeavam a ferrovia, como Itapevi, Jandira, Mairinque e Osasco.


Em 1971 a ferrovia passou a ser administrada pela nova estatal Ferrovia Paulista S.A. – FEPASA, que no final da década de 1970 e início da década de 1980 renomeou a linha como Linha Oeste promovendo uma completa reforma nos seus serviços de trens metropolitanos, reconstruindo todas as estações da linha (exceto Júlio Prestes) e ampliando a bitola de um metro para 1,60 metro entre Júlio Prestes e Itapevi, adquirindo os TUE Francorail-Cobrasma (atual série 5000 da CPTM) e reformando os TUE Toshiba usados na extensão entre Itapevi e Amador Bueno.


Até agosto de 1998 os trens metropolitanos atenderam também as estações entre Amador Bueno e Mairinque, cruzando todo o município de São Roque, já fora da Região Metropolitana de São Paulo.


Fonte: Wikipedia, CPTM e Ricardo Guimarães