Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
710 Serviço 710
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Serviço 710
Operando
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 13/08/2025, 07:50:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Metrô SP vai se comunicar com usuário pelo SMS

Passageiros do Metrô de São Paulo receberão, a partir de amanhã, mensagens pelo celular toda vez que alguma linha do sistema ficar paralisada. O intuito, segundo a companhia, é possibilitar que os usuários recalculem sua rota usando outros meios de transporte, ou usem o sistema mais tarde, evitando tumultos.


Adiantado pelo Estado no mês passado, o serviço, que é gratuito, estará disponível apenas para os aparelhos que tenham sido cadastrados na página da empresa na internet (www.metro.sp.gov.br/aplicacoes/news/cadastro_rapido/br/internetw.asp) e não abrangerá a Linha 4-Amarela, administrada pelo consórcio privado ViaQuatro.


Desde 9 de maio, quando o registro foi lançado, 12 mil pessoas já se inscreveram para ter acesso aos torpedos, que serão remetidos de maneira personalizada, ou seja, de acordo com os horários e os percursos que cada passageiro informou usar mais. "Se você não precisa saber sobre a Linha 3-Vermelha, quando houver ocorrências nela seu celular não receberá as mensagens. Já se não costuma usar o metrô no domingo de manhã, não será acordado às 6h30 por um SMS alertando sobre algum problema", afirma Aluízio Gibson, chefe do Departamento de Marketing do Metrô.


Ele explica que o envio das mensagens ocorrerá apenas em caso de falha grave, que trave a circulação de trens na linha toda, por exemplo. "São ocorrências mais importantes, como falha de um trem ou equipamento, falta de energia elétrica ou presença de usuário na via, que obrigam a paralisar a circulação."


O serviço, feito com base em dados do Centro de Controle Operacional (CCO) da empresa - responsável pela supervisão do fluxo de trens em todas as linhas, com exceção da 4 -, é uma extensão do boletim Direto do Metrô, que desde março divulga no site da estatal dados a respeito da circulação dos trens em tempo real. A diferença é que o serviço na internet não traz só ocorrências graves, como fará o SMS, mas também dados sobre lentidão. 

Celulares de todas as operadores poderão recebê-los. Aviso. Passageiros ouvidos ontem pela reportagem disseram que o serviço de SMS não deve mudar a rotina. "Não acho que vai dar certo. O que eles vão querer? Que a gente deixe de pegar uma linha de metrô com problemas para usar ônibus lotados?", pergunta o diretor de marketing Paulo de Souza, de 38 anos, que usa a Linha 3-Vermelha.


A advogada Fernanda Siqueira, de 26, também acha que os torpedos ajudarão menos do que se espera. "A solução definitiva é construir mais linhas para desafogar o serviço."


Como funciona

As ocorrências são enviadas por celular para os passageiros do metrô:


Cadastro

Para receber o SMS, é preciso cadastrar-se no www.metro.sp.gov.br/aplicacoes/news/cadastro_rapido/br/internetw.ASP.


Perfil

No site, um formulário pergunta as linhas e os períodos do dia e da semana em que o passageiro mais usa o metrô.


O alerta

A ocorrência é informada pelos funcionários da estação ou operador do trem ao Centro de Controle Operacional (CCO).


A mensagem

A partir desses avisos, os operadores do CCO criam uma mensagem padronizada a ser comunicada nas estações.


SMS

A mesma mensagem será usada por um computador, que identificará quais passageiros usam a linha naquela hora.

Fonte:  O Estado de S.Paulo

Nossas Redes

🌐 Site Parceiro: www.diariodostrilhos.com

📝 Blog: diariodacptm.blogspot.com

📸 Instagram Criador: _ricardomorato

📘 Facebook: www.facebook.com/oficialdiariodacptm

🎥 TikTok: @diariodacptm

✉️ Email para Contato: ricardo.brmorato@gmail.com