Foto: Ricardo Guimarães |
A composição seguia vazia para fazer a manobra quando acabou saindo dos trilhos, os trens da Linha 4 circularam com velocidade reduzida durante todo o dia.
Segundo técnicos da ViaQuatro uma falha no aparelho de mudança de via foi o responsável pelo trem ter descarrilado.
Os trens da Linha 4-Amarela são operados por um Sistema chamado de driverless.
A tecnologia permite que os trens sejam operados automaticamente, sem condutor e com um sistema de sinalização eletrônico que possibilita que a distância de segurança entre os veículos seja reduzida.(sem condutor), é a partir de uma central de controle que todas as ações relacionadas aos trens são tomadas. Esse funcionário é o responsável por monitorar o status e parâmetros da operação.
A tecnologia permite que os trens sejam operados automaticamente, sem condutor e com um sistema de sinalização eletrônico que possibilita que a distância de segurança entre os veículos seja reduzida.(sem condutor), é a partir de uma central de controle que todas as ações relacionadas aos trens são tomadas. Esse funcionário é o responsável por monitorar o status e parâmetros da operação.
Ele não pode desgrudar o olho da tela do computador e desse painel gigante. Tá vendo esses dois bloquinhos em movimento? Eles representam os dois trens percorrendo o caminho entre as estações.
Mas... nem toda a tecnologia pode dar conta de todos os imprevistos...
Você deve estar curioso para saber o que acontece se houver uma pane, não é? Aí não tem jeito, a solução é recorrer ao modo tradicional mesmo.
Até 2014, a Linha 4-Amarela terá 12,8 km de extensão entre Vila Sônia e a Estação Luz, com uma demanda diária para mais de 900 mil usuários.
Texto: Ricardo Guimarães