Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

2 de junho de 2011

Funcionários da CPTM voltam ao trabalho após dia de transtornos

O sindicato que representa os funcionários das Linhas 7 - Rubi e 10 - Turquesa da Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM) suspendeu na tarde desta quinta-feira a greve iniciada ontem.


Segundo o Sindicato dos Ferroviários de São Paulo, atendendo à determinação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), os trabalhadores voltariam ao trabalho ainda nesta noite, mantendo apenas estado de greve. 


Com isso, as negociações com a CPTM ainda devem continuar.Os demais sindicatos - responsáveis pela operação das Linhas 8 - Diamante, 9 - Esmeralda, 11 - Coral e 12 - Safira - seguem em assembleia para decidir os rumos da paralisação.Na manhã de hoje, o TRT decidiu elevar para R$ 200 mil por dia a multa por descumprimento a uma liminar anterior do próprio órgão, que estabelecia uma funcionamento mínimo de 90% dos trens em horário de pico e 70% nos demais horários.


Com a paralisação de todo o sistema, 89 estações estiveram fechadas hoje em 22 municípios da região metropolitana. A estimativa é que cerca de 2,5 milhões de pessoas tenham sido prejudicadas durante o dia.O funcionários pedem 5% de aumento real nos salários e cerca de 8% de correção sobre a inflação medida em São Paulo (IPC-Fipe), além de reajuste no valor do vale refeição. A companhia ofereceu reajuste salarial de 3,7%.  




Fonte: Estadão