Monotrilho-Bombardier |
A licença ambiental prévia da linha 17-Ouro, projeto do Metrô paulista na zona sul da capital, foi aprovada ontem pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Cades).
O contrato com o consórcio Monotrilho Integração, formado pelas companhias Scomi, Andrade Gutierrez, CR Almeida e Montagens e Projetos Especiais, porém, ainda não pode ser assinado por causa de uma liminar judicial obtida em dezembro do ano passado pela associação de moradores da Vila Inah, na região do Morumbi.
Os moradores reclamam que o monotrilho vai desvalorizar os imóveis do entorno.O presidente do Metrô, Sergio Avelleda, acredita que uma decisão sobre a liminar deve sair nos próximos dias. “O desembargador responsável apresentou um despacho que indica que ele está pronto para julgar o recurso.
O projeto da linha 17-Ouro prevê a construção de monotrilho em nível elevado. Ela ligará o aeroporto de Congonhas ao sistema metro-ferroviário na zona sul da capital paulista. A conexão se dará na Estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda da CPTM, no primeiro trecho previsto para 2014, e posteriormente na estação Jabaquara, da Linha 1-Azul do Metrô. A linha terá 17,9 km e 18 estações.
O governo optou por implantar o monotrilho por ser mais barato e mais rápido que o metrô convencional. A redução de custos se daria principalmente pela menor necessidade de desapropriações, já que será uma via elevada. “Não tem como construir algo sem provocar prejuízos pontuais, mas já tivemos a aprovação técnica de que o projeto é ambientalmente viável”, diz Avelleda. Fonte: Valor Econômico