A “solução” do Metrô-SP para ampliar capacidade: Retirar bancos!

Trem modernizado do Metrô, composição com menos bancos
A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) está reformando os 98 trens originais das Linhas 1-Azul e 3-Vermelha. Nesse processo, a parte interna das composições é reformulada, com a retirada de assentos, o que amplia a capacidade de passageiros transportados. O investimento total é de R$ 1,75 bilhão.
Segundo a Alstom, uma das empresas que trabalham na reforma dos trens, a capacidade nas composições da Linha 1 vai subir para 2.082 passageiros por trem (com seis vagões), um ganho de 150 vagas. Já na Linha 3 os trens ganharão espaço para mais 126 passageiros, atingindo capacidade de 2.126 vagas.
De acordo com Ramon Fondevila, diretor geral do setor de transporte da Alstom Brasil, como o metrô realiza trajetos mais curtos, o passageiro pode viajar de pé. “Na reforma são implantados sistemas de detecção de fumaça, circuito interno de câmeras, novo sistema para as portas e freio mais moderno, então o conforto é maior”, explicou.

Já o Metrô afirma que a reforma visa tornar os trens mais acessíveis para portadores de necessidades físicas, como os cadeirantes, o que justifica a retirada dos assentos.
Fondevila afirma que os trens que estão sendo reformados têm de 25 a 30 anos de uso. O processo de reforma leva de cinco a oito meses, dependendo do estado da composição. Apesar da visível melhora na situação dos vagões, o diretor da Alstom lembra que um trem reformado não é igual a um trem novo. “Sempre tem algum desgaste natural de matéria-prima.
 O trem novo custa mais caro e demora mais para ser entregue. Não existe trem em prateleira, cada cliente opera de uma maneira”, explica. Ele diz que é difícil prever a vida útil dos trens reformados, mas eles devem durar pelo menos mais cinco anos.

Fonte: Planeta Osasco
Fotos do trem modernizado

4 comentários:

Bruno disse...

Eu gostei que tiraram um acento na formação de lado, assim dá mais espaço há que fica em pé e também está sentado (pois assim não fica tanta gente encima de quem senta no bancos de lado), só não gostei do modelo dos bancos bem que eles poderiam ser iguais os da FOTA G e H, assim ficariam mais bonitos, mais em fim... Melhor assim do que no estado antigo sem reforma né!!!

Bem que os 1400 e 1600 poderiam ser totalmente modernizados e remodulados para 4 vagões com passagem livre do último até o primeiro vagão, assim eles poderiam trazer mais conforto a extensão operacional da Linha-07 Rubi.

Ivaldo Lopes Mathias disse...

Em 1998, fruto das viagens internacionais e especificações da Linha 4 - Amarela, patrocinadas pelo Metrô - SP, apresentei um trabalho á Secretaria dos Transportes e Metrô - SP, onde foram colocadas várias sugestões e recomendações, desde sinais de despacho nas estações (Quando ATO ausente), elevadores nas estações, sinais sonoros e visuais nas portas dos trens, CFTV, etc. Também, foram apresentadas os bancos escamoteáveis, onde, manualmente, o banco é levantado pelo usuário, nos horários de pico!

laura disse...

meu comentario nao tem nada haver com bancos ,mas com o cartaz que vi hoje de manhã na estaçao do metro:nao serao aceitas notas "tintadas" !!!???:definiçao de tintada :derivada de tintar usada em Tipografia ;Recobrir a fôrma tipográfica ou a pedra litográfica com tinta, para imprimir.
vem cá to ficando doida ou preciso voltar pra escola ?tintada era uma palavra usada por minha filha aos tres anos qdo queria pronunciar a palavra pintada , eu hein !!! esse mundo ta perdido

Laura disse...

eu gostaria de sugerir que o metro colocasse cartazes maiores e com mais informaçoes sobre elevadores nas estações principalmente visando os usuarios que veem do interior,muitos dos quais mal sabem ler e ficam perdidos nas estaçoes com parentes idosos tentando descer as escadas rolantes ,já presenciei vários acidentes com esse tipo de usuario muitos caindo escada abaixo ,eu msm (uso o metro diariamente)estou sempre dando orientaçoes pois fico penalizada em ve-los totalmente desorientados sem saberem para onde ir,vi um senhor idoso e seu acompanhante(pessoas simplorias totalmente iletradas,vindas do interior para passar no "medico") tentar por vários minutos descer a escada e não apareceu sequer um funcionário para orienta-los qto ao uso do elevador ,já por diversas vezes falei com os funcionários do metro ,mas totalmente em vão , faze o que né ?só rezando msm !!!!!

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