Trem Modernizado do Metrô de São Paulo na Estação Palmeiras Barra Funda |
Com ar-condicionado e vários aprimoramentos tecnológicos, o primeiro trem modernizado do Metrô de São Paulo está na Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda) Quando o Primeiro trem foi enviada para reforma, em janeiro de 2010, a composição já havia percorrido 3.017.492 km, o equivalente a 237 voltas ao redor do mundo.
A composição, de seis carros, faz parte de um lote de 98 unidades, 51 da Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 47 da Linha 3-Vermelha, que passarão por atualização tecnológica. Um segundo trem modernizado da frota da Linha 3 também deverá iniciar a operação comercial nas próximas semanas.
Salão do trem Modernizado |
A reforma também trouxe mais eficiência ao sistema de tração (motores e componentes eletrônicos). A cabine do operador foi ampliada e recebeu novo banco ergométrico e equipamentos que permitem maior interação com o funcionamento do trem, possibilitando identificar falhas sem deixar o console de comando.
As normas de acessibilidade foram seguidas à risca, com espaços apropriados para cadeiras de rodas, sinalização audiovisual de abertura e fechamento de portas, saída de emergência sinalizada, comunicação em Braille, dispositivos de emergência para comunicação com o operador e uma série de pega-mãos fluorescentes para pessoas com deficiência visual.
Outras modificações importantes são a instalação de pega-mão central no teto do salão de passageiros e ventilação na região das portas.
Texto: Ricardo Guimarães e RF
Fotos do Trem Modernizado do Metrô de São Paulo
New modernized train São Paulo Metro is already in operation