Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

27 de junho de 2011

Novo trem modernizado do Metrô de São Paulo já esta em operação

Trem Modernizado do Metrô de São Paulo na Estação Palmeiras Barra Funda
O trem faz parte da frota de 98 trens (51 da Linha 1-Azul e 47 da Linha 3-Vermelha) que o Metrô está reformando e modernizando através de quatro consórcios. Além dos trens sob responsabilidade do MTTrens, outros 22 trens da Linha 3 foram entregues ao consórcio Reformas Metrô, composto por Alstom e Iesa; 25 trens da Linha 1 estão com Siemens e Alstom, que compõem o consórcio Modertrem; e 26 trens também da Linha 1 estão sob os cuidados do consórcio BTT, que tem como membros Bombardier, Tejofran e Temoinsa.


Com ar-condicionado e vários aprimoramentos tecnológicos, o primeiro trem modernizado do Metrô de São Paulo está na Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda)  Quando o Primeiro trem foi enviada para reforma, em janeiro de 2010, a composição já havia percorrido 3.017.492 km, o equivalente a 237 voltas ao redor do mundo.


A composição, de seis carros, faz parte de um lote de 98 unidades, 51 da Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 47 da Linha 3-Vermelha, que passarão por atualização tecnológica. Um segundo trem modernizado da frota da Linha 3 também deverá iniciar a operação comercial nas próximas semanas.
Salão do trem Modernizado
A modernização em curso visa obter padrão de desempenho, conforto e acessibilidade equivalente às unidades novas de trens recentemente entregues. O trem modernizado ganhou ar-condicionado, câmeras de vigilância (quatro por carro), sensores para detecção de fumaça, sistema de informação audiovisual (monitores e displays), monitoramento contínuo dos equipamentos pelo operador (data bus) e sistema de freios com controle de patinagem e deslizamento que melhora o desempenho em condições de baixa aderência, como sob chuva.


A reforma também trouxe mais eficiência ao sistema de tração (motores e componentes eletrônicos). A cabine do operador foi ampliada e recebeu novo banco ergométrico e equipamentos que permitem maior interação com o funcionamento do trem, possibilitando identificar falhas sem deixar o console de comando.


As normas de acessibilidade foram seguidas à risca, com espaços apropriados para cadeiras de rodas, sinalização audiovisual de abertura e fechamento de portas, saída de emergência sinalizada, comunicação em Braille, dispositivos de emergência para comunicação com o operador e uma série de pega-mãos fluorescentes para pessoas com deficiência visual. 


Outras modificações importantes são a instalação de pega-mão central no teto do salão de passageiros e ventilação na região das portas.


Texto: Ricardo Guimarães e RF
Fotos do Trem Modernizado do Metrô de São Paulo
New modernized train São Paulo Metro is already in operation