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28 de junho de 2011

Grupo defende demanda para trem até César de Souza

JÚLIA GUIMARÃES  Jornal O Diário de Mogi


O movimento popular "Trem até César Já" iniciou, nesta semana, uma nova estratégia na luta pela extensão da Linha 11-Coral. A intenção do grupo é provar ao Governo do Estado que existe demanda suficiente para ampliar a circulação das composições da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) até o Distrito. As previsões são de que, nos próximos dois anos, a população local cresça cerca de 30%, impulsionada pelos empreendimentos imobiliários em andamento e que haja uma demanda de aproximadamente 10 mil passageiros por dia para o transporte público ferroviário no local.

O líder comunitário Adalberto Andrade afirma que, atualmente, César de Souza tem 30 mil habitantes e sua expectativa é de que já nos dois próximos anos, este número seja ampliado em um terço, chegando a 40 mil. As previsões do ferroviário são apoiadas por um levantamento, feito pelo movimento junto a construtoras, em que se constatou que pelo menos 1,8 mil novas moradias deverão ser instaladas no local até o fim de 2013. Estes dados se referem especialmente a um condomínio da Helbor, localizado nas proximidades da cancela da Avenida Ricieri José Marcatto, que terá 1.140 unidades, entre casas e apartamentos. Outro grande empreendimento é um loteamento da Vila Aparecida, também próximo à linha, que tem 640 lotes e está com 85% das áreas vendidas.

A partir destas informações, o movimento projeta um crescimento populacional de pelo menos 30% para o Distrito já nos próximos dois anos, quando as unidades serão entregues aos compradores e o loteamento já deverá estar parcialmente ocupado. E são justamente estes dados que o movimento popular deverá apresentar ao Governo do Estado para comprovar a demanda de passageiros para extensão da linha. "A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social considera a região Leste como o principal vetor de crescimento de Mogi das Cruzes. Não há dúvidas de que, nos próximos dois anos, teremos uma demanda de pelo menos 10 mil passageiros no Distrito, podendo chegar a até 15 mil", disse Andrade.

As projeções do movimento popular são, portanto, de que a futura estação de César de Souza receba mensalmente pelo menos 300 mil passageiros, entre moradores, operários das indústrias locais e trabalhadores em geral. De acordo com Andrade, o número está bastante acima da previsão apresentada pela CPTM em maio deste ano, durante reunião na Câmara Municipal. 

O ferroviário afirma que, na ocasião, os técnicos estaduais teriam apresentado um levantamento antigo, de 2004, indicando que César contaria com apenas quatro mil passageiros em potencial e que tal demanda não compensaria o investimento. "Este levantamento não corresponde à realidade atual e tem de ser refeito. Quando fizer uma nova pesquisa, a CPTM vai constatar que temos um número de passageiros suficiente para justificar a extensão da linha".

O presidente da Comissão de Transportes da Câmara de Mogi, vereador Expedito Ubiratan Tobias (PR), informou que solicitou à CPTM a elaboração de um novo estudo a respeito da demanda de passageiros para o transporte ferroviário em César de Souza. Até o momento, no entanto, o Legislativo não recebeu um posicionamento. "Existe demanda. Por isso é tão importante fazermos este novo estudo, para que possamos apresentar os números ao governador Geraldo Alckmin", afirmou.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Damásio (PR), afirmou que a Pasta deverá colaborar com o fornecimento de informações à Câmara para embasamento do pedido de extensão da Linha 11 da CPTM. Ele destacou que César de Souza possui número expressivo de empresas e pelo menos oito mil operários que poderão ser beneficiados pelo projeto. "Para os trabalhadores, a ida do trem até César será muito favorável. 

A nossa Pasta tem condições de fazer um levantamento desta demanda junto às empresas e poderemos fazê-lo para auxiliar o vereador Tobias no que for preciso. Estaremos sempre à disposição, até porque temos um forte compromisso com a classe trabalhadora, que tem no transporte uma de suas principais preocupações".