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27 de março de 2018

Estado autoriza publicação do edital de novo trecho do VLT em Santos

Veículo Leve sobre Trilhos da Baixada Santista terá mais 14 estações, distribuídas pelo centro histórico de Santos


O governador Geraldo Alckmin autorizou, nesta segunda-feira (26), a divulgação do edital de obras de mais um trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista, entre Conselheiro Nébias e Valongo. A previsão é que a construção tenha início no segundo semestre deste ano, com investimento de R$ 270 milhões.

“Temos várias boas notícias em relação ao VLT da Baixada Santista, com o novo trecho que passará pelo Hospital dos Estivadores, universidades e rodoviária, chegando até a região central do município de Santos. O projeto ajudará a revitalizar todo este espaço”, explica Geraldo Alckmin.

No mesmo evento, em Santos, o governador entregou os dois últimos VLTs contratados (21º e 22º) e três equipamentos de manutenção, além da conclusão da instalação de portas-plataforma nas cinco últimas estações, do total de 15, do trecho Barreiros-Porto onde não havia o equipamento (Itararé, João Ribeiro, Nossa Senhora de Lourdes, Pinheiro Machado e Terminal Porto).

As obras devem durar 30 meses. Com 8 km de extensão, o segundo trecho do VLT terá 14 estações, a partir da estação de transferência Conselheiro Nébias, distribuídas ao longo do centro histórico de Santos, Mercado Municipal e estabelecimentos importantes de ensino superior da Baixada Santista. Serão elas: Xavier Pinheiro, Universidades 1, Mercado, Paquetá, Poupatempo, Mauá, São Bento, Valongo, José Bonifácio, Bittencourt, Campos Sales, Universidades 2, Carvalho de Mendonça e Tamandaré.

Segurança

A operação das portas-plataforma nas estações Itararé, João Ribeiro, Nossa Senhora de Lourdes, Pinheiro Machado e Terminal Porto completa a instalação do equipamento nas 15 estações do trecho Barreiros-Porto do VLT. O investimento total foi de R$ 40 milhões.

As portas-plataforma protegem a via férrea e têm o funcionamento sincronizado com o movimento de abertura e fechamento das portas do veículo. Possuem várias funções, dependendo do local onde são instaladas, como prevenir queda de usuários na via; reduzir o perigo de arraste ou impacto, especialmente dos trens que passam em alta velocidade; melhorar o controle climático da estação; aumentar a segurança, ao não permitir que entrem nas plataformas pessoas não autorizadas; e evitar que os usuários joguem lixo na via.

Os VLTs entregues são os últimos dos 22 contratados. Assim como os demais, possuem 2,65 m de largura por 44 m de comprimento e 3,20 m de altura; capacidade para 400 usuários; velocidade média de 25 km/h (a máxima é de 80 km/h); ar-condicionado e piso 100% baixo, permitindo a movimentação de usuários com dificuldade de locomoção.

Manutenção

Os equipamentos entregues nesta segunda-feira (26) são um vagão-plataforma, um carro auxiliar de via e um veículo auxiliar de manutenção de rede aérea. O vagão-plataforma será utilizado para o transporte de materiais, peças e equipamentos entre o pátio de estacionamento e manutenção do Porto e a linha do VLT e vice-versa.

O veículo auxiliar de via presta diversos serviços ao longo do trecho, principalmente para deslocamento rápido de emergência e resolver algum tipo de ocorrência técnica nos equipamentos, transportando ferramentas, instrumentos e pessoal técnico na cabine. Ele transitará no modo rodoviário, vencendo desníveis e curvas característicos das vias urbanas.

Já o veículo auxiliar de manutenção de rede aérea, por sua vez, executa inspeção e medição no sistema de rede aérea, constituído de fio de contato, alimentador e suspensório e de seus acessórios, principalmente, na troca de fio de contato e de seu tensionamento. O aparelho transita no modo rodoviário e também rodoferroviário, sobre caixas de passagem elétricas, aparelhos de mudança de via (AMV) e contadores de eixos, entre outros, sem danificá-los ou alterar as características de funcionamento.

Página: Oficial Diário da CPTM

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