Veículo Leve sobre Trilhos da Baixada Santista terá mais 14 estações, distribuídas pelo centro histórico de Santos
O governador Geraldo Alckmin autorizou, nesta segunda-feira (26), a divulgação do edital de obras de mais um trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista, entre Conselheiro Nébias e Valongo. A previsão é que a construção tenha início no segundo semestre deste ano, com investimento de R$ 270 milhões.
“Temos várias boas notícias em relação ao VLT da Baixada Santista, com o novo trecho que passará pelo Hospital dos Estivadores, universidades e rodoviária, chegando até a região central do município de Santos. O projeto ajudará a revitalizar todo este espaço”, explica Geraldo Alckmin.
No mesmo evento, em Santos, o governador entregou os dois últimos VLTs contratados (21º e 22º) e três equipamentos de manutenção, além da conclusão da instalação de portas-plataforma nas cinco últimas estações, do total de 15, do trecho Barreiros-Porto onde não havia o equipamento (Itararé, João Ribeiro, Nossa Senhora de Lourdes, Pinheiro Machado e Terminal Porto).
As obras devem durar 30 meses. Com 8 km de extensão, o segundo trecho do VLT terá 14 estações, a partir da estação de transferência Conselheiro Nébias, distribuídas ao longo do centro histórico de Santos, Mercado Municipal e estabelecimentos importantes de ensino superior da Baixada Santista. Serão elas: Xavier Pinheiro, Universidades 1, Mercado, Paquetá, Poupatempo, Mauá, São Bento, Valongo, José Bonifácio, Bittencourt, Campos Sales, Universidades 2, Carvalho de Mendonça e Tamandaré.
Segurança
A operação das portas-plataforma nas estações Itararé, João Ribeiro, Nossa Senhora de Lourdes, Pinheiro Machado e Terminal Porto completa a instalação do equipamento nas 15 estações do trecho Barreiros-Porto do VLT. O investimento total foi de R$ 40 milhões.
As portas-plataforma protegem a via férrea e têm o funcionamento sincronizado com o movimento de abertura e fechamento das portas do veículo. Possuem várias funções, dependendo do local onde são instaladas, como prevenir queda de usuários na via; reduzir o perigo de arraste ou impacto, especialmente dos trens que passam em alta velocidade; melhorar o controle climático da estação; aumentar a segurança, ao não permitir que entrem nas plataformas pessoas não autorizadas; e evitar que os usuários joguem lixo na via.
Os VLTs entregues são os últimos dos 22 contratados. Assim como os demais, possuem 2,65 m de largura por 44 m de comprimento e 3,20 m de altura; capacidade para 400 usuários; velocidade média de 25 km/h (a máxima é de 80 km/h); ar-condicionado e piso 100% baixo, permitindo a movimentação de usuários com dificuldade de locomoção.
Manutenção
Os equipamentos entregues nesta segunda-feira (26) são um vagão-plataforma, um carro auxiliar de via e um veículo auxiliar de manutenção de rede aérea. O vagão-plataforma será utilizado para o transporte de materiais, peças e equipamentos entre o pátio de estacionamento e manutenção do Porto e a linha do VLT e vice-versa.
O veículo auxiliar de via presta diversos serviços ao longo do trecho, principalmente para deslocamento rápido de emergência e resolver algum tipo de ocorrência técnica nos equipamentos, transportando ferramentas, instrumentos e pessoal técnico na cabine. Ele transitará no modo rodoviário, vencendo desníveis e curvas característicos das vias urbanas.
Já o veículo auxiliar de manutenção de rede aérea, por sua vez, executa inspeção e medição no sistema de rede aérea, constituído de fio de contato, alimentador e suspensório e de seus acessórios, principalmente, na troca de fio de contato e de seu tensionamento. O aparelho transita no modo rodoviário e também rodoferroviário, sobre caixas de passagem elétricas, aparelhos de mudança de via (AMV) e contadores de eixos, entre outros, sem danificá-los ou alterar as características de funcionamento.
O governador Geraldo Alckmin autorizou, nesta segunda-feira (26), a divulgação do edital de obras de mais um trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista, entre Conselheiro Nébias e Valongo. A previsão é que a construção tenha início no segundo semestre deste ano, com investimento de R$ 270 milhões.
“Temos várias boas notícias em relação ao VLT da Baixada Santista, com o novo trecho que passará pelo Hospital dos Estivadores, universidades e rodoviária, chegando até a região central do município de Santos. O projeto ajudará a revitalizar todo este espaço”, explica Geraldo Alckmin.
No mesmo evento, em Santos, o governador entregou os dois últimos VLTs contratados (21º e 22º) e três equipamentos de manutenção, além da conclusão da instalação de portas-plataforma nas cinco últimas estações, do total de 15, do trecho Barreiros-Porto onde não havia o equipamento (Itararé, João Ribeiro, Nossa Senhora de Lourdes, Pinheiro Machado e Terminal Porto).
As obras devem durar 30 meses. Com 8 km de extensão, o segundo trecho do VLT terá 14 estações, a partir da estação de transferência Conselheiro Nébias, distribuídas ao longo do centro histórico de Santos, Mercado Municipal e estabelecimentos importantes de ensino superior da Baixada Santista. Serão elas: Xavier Pinheiro, Universidades 1, Mercado, Paquetá, Poupatempo, Mauá, São Bento, Valongo, José Bonifácio, Bittencourt, Campos Sales, Universidades 2, Carvalho de Mendonça e Tamandaré.
Segurança
A operação das portas-plataforma nas estações Itararé, João Ribeiro, Nossa Senhora de Lourdes, Pinheiro Machado e Terminal Porto completa a instalação do equipamento nas 15 estações do trecho Barreiros-Porto do VLT. O investimento total foi de R$ 40 milhões.
As portas-plataforma protegem a via férrea e têm o funcionamento sincronizado com o movimento de abertura e fechamento das portas do veículo. Possuem várias funções, dependendo do local onde são instaladas, como prevenir queda de usuários na via; reduzir o perigo de arraste ou impacto, especialmente dos trens que passam em alta velocidade; melhorar o controle climático da estação; aumentar a segurança, ao não permitir que entrem nas plataformas pessoas não autorizadas; e evitar que os usuários joguem lixo na via.
Os VLTs entregues são os últimos dos 22 contratados. Assim como os demais, possuem 2,65 m de largura por 44 m de comprimento e 3,20 m de altura; capacidade para 400 usuários; velocidade média de 25 km/h (a máxima é de 80 km/h); ar-condicionado e piso 100% baixo, permitindo a movimentação de usuários com dificuldade de locomoção.
Manutenção
Os equipamentos entregues nesta segunda-feira (26) são um vagão-plataforma, um carro auxiliar de via e um veículo auxiliar de manutenção de rede aérea. O vagão-plataforma será utilizado para o transporte de materiais, peças e equipamentos entre o pátio de estacionamento e manutenção do Porto e a linha do VLT e vice-versa.
O veículo auxiliar de via presta diversos serviços ao longo do trecho, principalmente para deslocamento rápido de emergência e resolver algum tipo de ocorrência técnica nos equipamentos, transportando ferramentas, instrumentos e pessoal técnico na cabine. Ele transitará no modo rodoviário, vencendo desníveis e curvas característicos das vias urbanas.
Já o veículo auxiliar de manutenção de rede aérea, por sua vez, executa inspeção e medição no sistema de rede aérea, constituído de fio de contato, alimentador e suspensório e de seus acessórios, principalmente, na troca de fio de contato e de seu tensionamento. O aparelho transita no modo rodoviário e também rodoferroviário, sobre caixas de passagem elétricas, aparelhos de mudança de via (AMV) e contadores de eixos, entre outros, sem danificá-los ou alterar as características de funcionamento.