Adoção da tecnologia proporciona agilidade aos usuários da CPTM e redução de custos operacionais à empresa
A tecnologia do QR Code
chega à Estação Vila Aurora, na Linha 7-Rubi da CPTM, neste sábado, dia
12, facilitando o pagamento das passagens para quem adquire bilhetes
unitários. A bilhetagem via QR Code,
ou Código QR (Quick Response - resposta rápida), é uma solução
inovadora, que proporciona agilidade aos usuários do transporte público e
redução de custos operacionais à empresa.
Para usar o sistema, o
usuário deverá adquirir o bilhete unitário, que será impresso com o
código, na bilheteria da estação. Depois é só aproximar o bilhete do
bloqueio adaptado para a leitura deste tipo de cartão
para ter o acesso liberado. Nos primeiros quinze dias, a venda desse
bilhete estará disponível das 9h às 16h e colaboradores orientarão os
passageiros sobre o novo sistema na Estação Vila Aurora.
O serviço começou a ser
disponibilizado na Estação Tamanduateí, em outubro. Até o fim do ano
outras quatro estações iniciarão os testes: Lapa, na Linha 8-Diamante;
Autódromo, na Linha 9-Esmeralda; Dom Bosco, na Linha
11-Coral; e USP-Leste, na Linha 12-Safira. As estações selecionadas são
as que apresentam maior percentual de utilização de bilhetes unitários.
Na CPTM, cerca de 20% dos usuários utilizam bilhetes magnéticos
unitários (Edmonson) para acessar o sistema.
A viabilidade da implantação definitiva do sistema
QR Code para o pagamento das tarifas será analisada durante o
período de testes, que é de seis meses. Caso se comprove a viabilidade
de implantação definitiva, futuramente, o
QR Code poderá oferecer múltiplas facilidades em relação aos
bilhetes magnéticos atuais (Edmonson), como a aquisição pela Internet,
aplicativos de celular e máquinas de venda automatizadas, gerando mais
praticidade e ganho de tempo aos usuários.
Pioneiro na América Latina
para o pagamento de passagens do sistema metroferroviário, o novo
sistema de bilhetagem foi desenvolvido pela Autopass, parceira da CPTM
nesta fase de testes, e que já realizou um projeto
piloto no Terminal Santo André do Corredor ABD da Empresa Metropolitana
de Transportes Urbanos – EMTU, entre julho e agosto passado.
Sobre a CPTM
Maior operadora de transporte de
passageiros ferroviários da América do Sul, a CPTM transporta cerca de
2,8 milhões de usuários por dia útil. São 260,8 km de vias operacionais,
seis linhas e 92 estações, que atendem 22 municípios
da Região Metropolitana de São Paulo. Por dia são programadas mais de
2.750 viagens, o que equivale a aproximadamente 80 mil km de percurso.
Seis Linhas:
Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato – Jundiaí)
Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi – Amador Bueno)
Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú)
Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)
Linha 11-Coral (Luz – Guaianases – Estudantes)
Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)
Sobre a Autopass
A Autopass é uma empresa
referência em tecnologia para projetos inovadores de meios de pagamento e
melhoria da mobilidade urbana. Com uma expertise obtida em mais de 10
anos operando a bilhetagem eletrônica na Grande
São Paulo (hoje com mais de 7,5 milhões de cartões de transporte
emitidos e mais de 2,5 milhões de transações por dia), a Autopass lidera
o desenvolvimento de soluções personalizadas, por meio da tecnologia e
inovação, facilitando a vida do cidadão e contribuindo
para a construção de cidades inteligentes.
Informação à imprensa
Assessoria da Autopass
In Press Porter Novelli
Nathalia Brancato - Tel. (11) 4871-1494
Thais Antonelli - (11) 3323-1612
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