Fim do Serviço 710

Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Metrô descarta privatizar todo o sistema em São Paulo

Mesmo com novas linhas sendo operadas pela iniciativa privada, Metrô de São Paulo descarta privatização de todo o sistema. A Linha 4 Amarela foi a primeira dentro do novo modelo, mas a construção do ramal foi de responsabilidade do Estado.

Os novos projetos devem ser realizados em Parceria Pública Privada, a exemplo da Linha 6 Laranja, que oficializou seus vencedores na semana passada. Pela primeira vez, o setor privado ficará responsável por todo o processo: construção, compra dos trens, sinalização e operação do ramal.

O governo mantém a administração das atuais Linhas: 1 Azul, 2 Verde, 3 Vermelho e 5 Lilás, bem como a construção de estações nesses ramais. Em entrevista, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, afirmou que a Linha 6 agora será o modelo.

A linha 6 Laranja terá 13 quilômetros e 15 estações, na ligação da Vila Brasilândia, na zona Norte, até a São Joaquim, no centro da capital. A PPP envolve R$ 8,9 bilhões e o Estado entrará com a metade desse valor, mais R$ 700 milhões em desapropriações.

Além de acelerar a expansão do Metrô, sem a burocracia estatal, o modelo privado desonera o Estado de mais contratações de servidores públicos. O secretário de Planejamento, Julio Semeguini, pretende lançar brevemente a PPP da Linha Linha 18 Bronze, ligação de São Paulo com o ABC.

Outros projetos em análise são os trens regionais de passageiros, na ligação de São Paulo com Campinas, Sorocaba, Santos e São José dos Campos. O governo do Estado acredita que o adiamento do Trem Bala federal poderá direcionar os investimentos privados justamente nesses projetos.

Fonte: Jovem Pan 

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