Fim do Serviço 710

Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Após atraso de dois anos, CPTM entrega extensão de linha até dezembro

Depois de dois anos de atraso, a reforma do trecho mais a oeste da Linha 8-Diamante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), entre as Estações Itapevi e Amador Bueno, na Grande São Paulo, deve finalmente ser entregue até dezembro. É o que declarou na terça-feira, 5, o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. O dirigente garantiu que só faltam alguns detalhes para finalizar o processo antes da reabertura do tramo de 6,3 km e duas estações.


“Nós vamos entregar neste ano. Ali, agora, só estamos na fase de sinalização. Praticamente, toda a via permanente e a rede aérea estão prontas”, disse Fernandes, que admitiu o atraso nas obras. Questionado sobre o que levou a CPTM a demorar bem mais tempo do que o previsto para terminar as intervenções no local, o dirigente fez uma brincadeira, sorrindo: “Choveu demais.”

O trecho foi interrompido para a reforma em maio de 2010, ainda na gestão José Serra (PSDB). Naquela época, o governo do Estado divulgou que as obras tinham previsão de término em dezembro de 2011. O prazo não foi cumprido. Em abril do ano passado, a reportagem questionou o motivo da demora e recebeu a resposta de que “intervenções em rochas na lateral da via que demoraram mais do que o previsto”. Na época, a CPTM havia definido uma nova data para a inauguração, dezembro de 2012, o que também não se concretizou.

Originalmente, o trecho funcionava como uma “extensão operacional” da CPTM, ou seja, um serviço paralelo ao do restante da Linha 8, que liga Itapevi ao centro da cidade de São Paulo. Por ali, circulavam dois trens de 1958 em grandes intervalos, em viagens gratuitas. Com a reforma, o governo “integrará” o trecho à linha. Os custos da reforma são de R$ 269 milhões.

A Estação Itapevi, atual ponto final da linha, passa por “uma pequena modificação” para receber os trens. O novo trecho terá ainda as Estações Santa Rita e Amador Bueno, ambas no município de Itapevi.

Estadão 

Nossas Redes

📝 Blog: diariodacptm.blogspot.com

✉️ Email para Contato: ricardo.brmorato@gmail.com

📸 Instagram Criador: _ricardomorato

📘 Facebook: www.facebook.com/oficialdiariodacptm

🎥 TikTok: @diariodacptm

🌐 Site Parceiro: www.diariodostrilhos.com

✉️ Email: williancmoreira@gmail.com