Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Linha 5 do Metrô SP terá praças sobre as estações


As futuras estações da Linha 5-Lilás do Metrô, todas subterrâneas,terão um diferencial: praças amplas ocuparão a parte de cima das paradas, criando “respiros” urbanos em regiões que hoje carecem de grandes áreas abertas, como o entorno da Avenida Santo Amaro, na zona sul. Esses espaços terão, em média, 2,8 mil m². Atividades como feiras de artesanato, exposições e campanhas de vacinação poderão ocorrer nelas, deixando-as mais integradas ao bairro.


É o que explica Ivan Piccoli, coordenador de arquitetura, paisagismo e urbanização do Metrô. “Aquele é um trecho de cidade muito adensado, com imóveis que tendem à degradação ou já degradados.” O fato de as avenidas chegarem muito perto dos imóveis, diz ele, contribui para a deterioração urbanística. “Então, o Metrô resolveu construir praças, para que ali a área se reorganize.”


Piccoli entende que a Linha 5 poderá se transformar num vetor para a reconfiguração desses pontos. O engenheiro Jaime Waisman, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), concorda. “O Metrô em si já é um empreendimento positivo. E pôr praças em áreas que precisam é trabalhar para requalificá-las.” Por isso, Waisman acredita em uma transformação urbana no entorno dessas praças, com novas opções comerciais e residenciais em um raio de até 500 metros das estações.


Um dos trechos onde as obras do Metrô devem alterar bastante a paisagem é o da futura Estação Moema. Situada ao lado da Praça Nossa Senhora Aparecida, onde fica uma tradicional igreja católica, a área verde sobre a estação será uma espécie de “prolongamento” da vizinha. As duas serão separadas só pela Avenida Divino Salvador. A quadra ao lado já está cheia de tapumes para a obra.


Outra estação, a Servidor, perto do Hospital do Servidor Público Estadual, contará ainda com um estacionamento embaixo da sua respectiva praça. A garagem ocupará, segundo o projeto conceitual, dois níveis no subsolo. O Metrô não informou quantas vagas serão oferecidas neste espaço.


As praças da Linha 5-Lilás – que não terão nomes, pois não serão logradouros oficiais, e sim propriedades do Metrô – deverão se concentrar no trecho entre as estações Alto da Boa Vista e Servidor. No trecho final, entre as paradas Vila Clementino e Chácara Klabin, haveria menos necessidade para esse modelo de intervenção.


Os novos ambientes externos ainda serão contemplados com grandes estruturas de aço e vidro para cobrir as entradas das estações. Elas devem se tornar a “marca registrada” desse trecho da linha, que terá 11 paradas e deve ser entregue em 2015. A cobertura da Estação Alto da Boa Vista lembra a da Canary Wharf Station, do metrô londrino. Claraboias espalhadas pelas praças levarão luz natural até as plataformas.




Fonte: RF.

Nossas Redes

📝 Blog: diariodacptm.blogspot.com

✉️ Email para Contato: ricardo.brmorato@gmail.com

📸 Instagram Criador: _ricardomorato

📘 Facebook: www.facebook.com/oficialdiariodacptm

🎥 TikTok: @diariodacptm