A previsão é de entregar todas as cinco estações que ainda não estão prontas antes da Copa de 2014 |
A Linha 4 é uma Parceria Público-Privada e a concessionária Via Amarela é a responsável pelos investimentos. A empresa tem enfrentado dificuldades na operação do trecho que hoje vai do Butantã, na Zona Oeste, passa pela Avenida Paulista e chega a até a Estação da Luz, no Centro. Panes elétricas e defeitos nos trens atrapalharam os usuários. O governo chegou a estudar a possibilidade de multar a empresa por conta dos problemas, o que acabou não acontecendo.
Segundo o secretário estadual de Transportes, Jurandir Fernandes, a Linha 4 tinha ações administrativas pendentes, fato que não tinha sido divulgado até então. O entrave seria com uma empresa espanhola que vai atuar nas obras.
Monotrilho /Hoje o governo estadual recebe a licença de instalação da Linha 17-Ouro do sistema de monotrilhos. O primeiro trecho, que vai do Aeroporto de Congonhas até a Marginal Pinheiros passando por trilhos elevados sobre a avenida Roberto Marinho rumo ao Morumbi, também será entregue em 2014. A previsão é atender 43,2 mil usuários por dia.
“Nós já tínhamos tido a licença prévia, faltava a licença de instalação. Já temos a obra contratada, vamos dar a ordem de serviço e canteiro correndo”, garantiu Alckmin.
Há expectativa também da retomada das obras das Linha 5-Lilás, que ligará Adolfo Pinheiro à Chácara Klabin quando pronta, após uma briga judicial na licitação. O Ministério Público alega que houve manipulação na concorrência.
Fonte: Diário de SP