Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
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Governador Geraldo Alckmin autorizou o início das obras da Linha 17-Ouro do Metrô


Na manhã desta quinta-feira (29/3), o governador Geraldo Alckmin, acompanhado do secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e do presidente da Companhia do Metrô, Sérgio Avelleda, autorizou o início das obras da Linha 17-Ouro. Pela primeira vez na história do Metrô, há quatro linhas em obras simultaneamente para a expansão da rede metroviária. As outras frentes em execução são o prolongamento da Linha 5-Lilás (Largo Treze-Chácara Klabin), a extensão da Linha 2-Verde (Vila Prudente-Hospital Cidade Tiradentes) e a segunda fase da Linha 4-Amarela (Vila Sônia-Luz).


No dia 21 de março, o Metrô recebeu, da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, a Licença Ambiental de Instalação do primeiro trecho da Linha 17-Ouro, que compreende a ligação do aeroporto de Congonhas com a rede metroferroviária, na estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Essa primeira etapa terá 7,7 quilômetros de extensão e oito estações (Jardim Aeroporto, Congonhas, Brooklin, Vereador José Diniz, Água Espraiada, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi).


O segundo trecho da Linha 17, com 6,5 km, terá cinco estações (Panamby, Paraisópolis, Américo Maurano, Estádio Morumbi e São Paulo-Morumbi). Já o terceiro trecho, com 3,5 km, interligará o Jardim Aeroporto à Linha 1-Azul do Metrô, na estação Jabaquara e contará com mais cinco estações (Jabaquara, Hospital Sabóia, Cidade Leonor, Vila Babilônia e Vila Paulista).


A Linha 17-Ouro completa terá 17,7 km de extensão e 18 estações (Jardim Aeroporto, Congonhas, Brooklin, Vereador José Diniz, Água Espraiada, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi, Panamby, Paraisópolis, Américo Mourano, Estádio Morumbi e São Paulo-Morumbi, Jabaquara, Hospital Saboia, Cidade Leonor, Vila Babilônia e Vila Paulista).


Essa linha terá integração com as linhas 1-Azul (estação Jabaquara), 4-Amarela (estação São Paulo-Morumbi) e 5-Lilás (estação Água Espraiada/Campo Belo), bem como com a Linha 9-Esmeralda da CPTM (estação Morumbi).
A demanda total prevista para o trecho Jabaquara/São Paulo-Morumbi é de 252 mil usuários/dia. O investimento total para a construção da Linha 17-Ouro está previsto em R$ 3,2 bilhões.


Monotrilho


A frota da Linha 17-Ouro será composta por 24 trens, todas dotadas com inovações tecnológicas, como ar-condicionado, semelhantes aos novos trens que o Metrô São Paulo está adquirindo.


A opção pelo monotrilho feita pela Companhia do Metrô na Linha 17-Ouro, em relação ao metrô convencional, considerou que esse sistema tem um menor custo em sua implantação, oferece uma melhor inserção urbanística e proporciona atendimento pleno da demanda.


Outro fator relevante é que o monotrilho utiliza via elevada (sem necessidade de escavação  de túnel e sem causar  interferência no viário). Suas estruturas de concreto pré-moldado,  fixadas em canteiros centrais de avenidas, eliminam sensivelmente o número de desapropriações que ocorreriam no caso de metrô pesado e também gera pouca interferência em termos de impacto urbanístico.


Os trens utilizados pelo monotrilho funcionam com energia elétrica e se movimentam com pneus, o que torna a operação silenciosa e menos poluente. Também oferece conforto e eficiência similares a do metrô convencional.


A construção de ciclovia, ao lado do plantio de árvores, vai fazer parte do processo de reurbanização do canteiro central das avenidas sobre as quais os trens vão passar.


Metrô