Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Stadler monta locomotivas para a MRS


A Stadler Rail, fabricante suíça de trens, deve entregar em agosto de 2012 a primeira das sete locomotivas de cremalheira encomendadas pela MRS. O chassi e a cabine da primeira locomotiva já estão prontos. As máquinas estão sendo fabricadas em Bussnang, na Suíça.


Cada locomotiva tem cerca 18 metros, potência de 5.000 kW e força de tração de 700 kN. As locomotivas de quatro eixos têm cada uma, dois truques que, por sua vez, contam com dois sistemas de transmissão por pinhões encaixados em uma cremalheira de lamela tripla. O suporte é fornecido por dois sistemas de transmissão de aderência separados, que contribuem com cerca de 25% da tração conforme o trem sobe. A capacidade regenerativa do equipamento de tração também permite uma grande economia de energia a ser feita na linha de 3 kV CC.


Com as novas máquinas, a MRS pretende aumentar sua capacidade, passando das atuais 7 milhões de toneladas úteis por ano para até 28 milhões de toneladas ano, por sentido. As novas locomotivas serão 50% mais eficientes do que as utilizadas atualmente - fabricadas pela Hitachi na década de 70. Todas as locomotivas devem ser entregues até 2013 e o valor do contrato é de R$ 120 milhões.


A cremalheira da Serra do Mar tem 8 km de extensão, entre o planalto paulista e a Baixada Santista. O percurso tem rampas de 10%. É um sistema onde a tração da locomotiva é feita através de uma roda dentada colocada sob a locomotiva. Esta roda incide sobre um terceiro trilho, também dentado, colocado no centro da via.


Revista Ferroviária 

Nossas Redes

📝 Blog: diariodacptm.blogspot.com

✉️ Email para Contato: ricardo.brmorato@gmail.com

📸 Instagram Criador: _ricardomorato

📘 Facebook: www.facebook.com/oficialdiariodacptm

🎥 TikTok: @diariodacptm