Trens da linha 9 - Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) voltaram a apresentar problemas na noite desta quarta-feira (14), após uma manhã conturbada. Uma composição que seguia para Osasco apresentou problema perto da estação Presidente Altino por volta das 20h.
Segundo a CPTM, passageiros abriram as portas de desceram à linha férrea. Por segurança, a CPTM interrompeu a circulação de trens em toda a extensão da linha até que os passageiros fossem retirados dos trilhos. A circulação de trens voltou ao normal às 20h55.
Um defeito no sistema de energia fez os trens da Linha 9-Esmeralda circularem em velocidade menor e por apenas uma única via entre estações Granja Julieta e Santo Amaro no início da manhã desta quarta. Segundo a CPTM, às 8h10 a falha havia sido corrigida. O problema na CPTM causou reflexos na Linha 5-Lilás do Metrô, com quem possui integração.
A falha ocorrida nesta manhã na Linha 9-Esmeralda da CPTM afetou cerca de 30 mil usuários, de acordo com o gerente-geral de manutenção da empresa, Evaldo Ferreira. Ferreira afirmou que a linha tem 18 estações e transporta 517 mil pessoas diariamente. Quando questionado se a CPTM tem observado uma maior incidência de problemas este ano em relação a 2011, ele negou.
“São defeitos pontuais e todos têm uma causa definida. Esse de hoje nós vamos apurar e divulgar as causas com toda lisura”, disse. Em relação a uma possível falha humana, o gerente disse que “não se pode ser leviano”. “Antes de qualquer coisa é preciso fazer uma apuração técnica”, afirmou.