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30 de março de 2012

Linha 9 - Esmeralda da CPTM terá seu segundo domingo de interdição para obras de modenização

A Linha 9-Esmeralda [Osasco-Grajaú] será fechada neste domingo [1] para obras de modernização. Esse será o segundo domingo em que a linha ficará inoperante, visando acelerar as intervenções necessárias para a melhoria de sua infraestrutura [sinalização, energia, rede aérea e vias]. Na segunda-feira [2], a linha voltará a funcionar normalmente, das 4h à meia-noite.

A programação para o deslocamento dos passageiros, feito pelo sistema PAESE [ônibus], será a mesma do último domingo 25. As senhas para utilizar os ônibus devem ser retiradas nas quatro estações que possibilitam conexões: Imperatriz Leopoldina [L8], Pinheiros, Santo Amaro e Grajaú. A escolha dessas estações se deve às integrações com as demais linhas da CPTM e do Metrô [Linha 4-Amarela], bem como aos terminais de ônibus e o corredor ABD. 

O ônibus com saída da estação Imperatriz Leopoldina atende as pessoas que vêm de Osasco pela Linha 8-Diamante [Júlio Prestes-Itapevi] até a estação Pinheiros. Ali, haverá outro ônibus que seguirá pelo trecho até a estação Santo Amaro, contando com uma parada na estação Berrini, que integra os serviços da EMTU/SP. Da estação Santo Amaro o ônibus segue até a estação Grajaú. 

Ciclovia Rio Pinheiros: visando a segurança dos ciclistas, a ciclovia Rio Pinheiros também ficará fechada neste domingo, devido à movimentação de carros, caminhões e equipamentos que trafegarão pela via. Na segunda-feira, a ciclovia voltará a ser aberta, no horário normal, das 6h às 18h15.

Serviços de 60 dias em apenas 1 

Os resultados das obras na Linha 9-Esmeralda efetuadas no último domingo [25] foram significativos: se obras se fossem efetuadas durante a semana, no sistema convencional durantes as madrugadas, levariam 60 dias para serem realizadas. 

Ao todo, cerca de 240 operários trabalharam nessas obras em 17 frentes de trabalho. Os serviços abrangeram a modernização de sinalização, medição de desgaste de 4 km de cabos da rede aérea de alimentação elétrica e troca de outros 600 metros, 400 m de reversão de trilhos, implantação de 500 m de cabos de sinalização, 780 m de correção geométrica das vias, e obras nas estruturas de via. Todas as estações contaram com reparos e instalações. 

Na estação Santo Amaro, o trabalho foi para a reversão de trilhos. Na região da Estação Morumbi houve implantação de estruturas como postes e perfis metálicos, além da substituição de cabos aéreos. Em Jurubatuba, também foram feitas instalações de estruturas da rede aérea de alimentação elétrica, ferragens e isoladores. Já na estação Pinheiros, houve a implantação de chaves elétricas, fixação da via permanente e solda dos trilhos nos bondes de impedância dos aparelhos de mudança de via [circuitos elétricos do sistema de sinalização].

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