Trem estacionado na estação Grajaú Linha 9 |
Os dados, feitos com base em levantamento da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), indicam que foram destinados a ela, no ano passado, R$ 203 milhões. Em 2010, a cifra havia sido de R$ 124 milhões. O orçamento deste ano prevê uma nova queda de 40% os investimentos.
A linha que liga Osasco (Grande São Paulo) a Grajaú (extremo da zona sul) passa por regiões abastadas da capital, tais como as das avenidas Berrini e Faria Lima. Ela vem apresentando uma série de problemas e provocando transtornos a dezenas de milhares de passageiros.
Tão grave é a situação que o próprio governador Geraldo Alckmin (PSDB) veio a público anunciar, na quinta-feira, que a linha será fechada aos domingos para que passar por revisão no sistema elétrico - a pane no fornecimento teria sido a causa principal de duas panes ocorridas na semana passada. A CPTM informou que as paralisações começam a ser feitas no próximo domingo, dia 25 de março.
Contingenciamento
A CPTM informou à "Folha" que não houve corte nos recursos, mas sim contingenciamento de 20% das verbas determinado por Alckmin.
A empresa negou ao jornal haver defasagem entre a quantidade de passageiros transportados e os recursos destinados para o ramal.
Atualmente a linha toda carrega 2,7 milhões de usuários ao dia. Até 2014, a demanda prevista é de 3,5 milhões. Para fazer frente a essa demanda, está em curso um projeto de modernização que deverá ser concluído em 2014, ano da Copa do Mundo.
Jornal Destak
Curta nossa página no Facebook