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LINHA 2-VERDE - VELOCIDADE REDUZIDA

17:54 Devido à interferência na via na Estação Consolação, a circulação dos trens na Linha 2-Verde está operando com velocidade reduzida e maior tempo de parada em algumas estações. As equipes de manutenção estão trabalhando ativamente para resolver o problema e normalizar a situação o mais rápido possível.

15 de março de 2012

Crise na CPTM requer mais eficiência

Sindicatos culpam governo por privilegiar compra de trens em vez de investir em melhorias no sistema 
Os problemas ocorridos nos trens do Metrô e da CPTM  - como os que afetaram cinco linhas nesta quarta - estão virando mais regra do que exceção. Só este ano, o Metrô teve 38 panes e a CPTM, 18.


Para o Sindicato dos Metroviários de São Paulo, falta investimento. O consultor do Sindicato dos Ferroviários da Zona Sorocabana, Rogério Centofanti, concorda. “O governo compra trens novos, mas não investe no restante do sistema.  É fácil saber o porquê: trem novo a população vê, o restante não”, diz.


Para o consultor, o governo precisa investir em novas subestações (responsáveis por distribuir a energia ao longo da ferrovia), em vias permanentes (trilhos e dormentes), na via aérea (que é por onde os trens se comunicam) e na sinalização.


Ontem, um defeito no sistema de energia na Linha 9 - Esmeralda da CPTM (que liga Osasco, na Grande SP, ao Grajaú, na Zona Sul) fez com que os trens circulassem com intervalo maior  (leia mais sobre os transtornos no texto ao lado).


A falha na CPTM pode ter como causa o excesso de demanda de energia. “Em toda a linha 9 existem apenas três subestações: estação Jaguaré, estação Morumbi e estação Cidade Dutra. Com o aumento do número de trens em circulação, principalmente nos horários de pico, o consumo aumenta consideravelmente. Conclusão: as três subestações não suportam o consumo e desarmam (caem)”, afirma Centofanti. “As subestações de energia atualmente instaladas são suficientes para a demanda atual. Para um intervalo entre trens de 3 minutos existe a previsão de implantação de duas novas subestações nessa linha, em processo de licitação”, disse a CPTM, em nota.

investimentos /O governo de São Paulo investiu R$ 5 bilhões na aquisição de novos trens e na modernização do sistema, segundo a CPTM. Questionada sobre o quanto foi gasto em infraestrutura, a companhia não respondeu. A malha ferroviária da CPTM tem 260 km de vias e 89 estações por onde circulam cerca de 2,7 milhões de pessoas em seus 127 trens. Em entrevista ao SPTV, o governador Geraldo Alckmin disse que a equipe “está empenhada em apurar as causas” do problema que ontem  paralisou parte da maior cidade do país.


Fonte: Diário de São Paulo 


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Página: Oficial Diário da CPTM

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