Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Ônibus de São Paulo ficam mais lentos e velocidade média chega a 15 km/h

Em 2024, a velocidade média dos ônibus em São Paulo atingiu o menor valor já registrado, segundo o Relatório Integrado da Administração da SPTrans. Os dados apontam:

  1. Velocidade média: 16 km/h no pico da manhã e 15 km/h no pico da tarde e no período entrepicos durante o dia, evidenciando congestionamentos constantes, inclusive fora dos horários de pico.
  2. Corredores exclusivos: Apesar de mais rápidos (20 km/h no pico da manhã e 19 km/h no pico da tarde), a diferença de velocidade em relação às vias comuns caiu de 34% em 2023 para 25% em 2024, indicando menor eficiência.
  3. Frota e passageiros: A frota de 13.277 ônibus atende 1.320 linhas, transportando 7,3 milhões de passageiros por dia útil, em 4,7 mil km de vias, sendo 135 km de corredores exclusivos e 590,4 km de faixas exclusivas.
  4. Causas da lentidão: Mudanças em itinerários, como no Expresso Tiradentes, e a invasão de corredores exclusivos por carros particulares contribuem para a queda na velocidade. O aumento do tráfego no fim da tarde e a falta de ampliação de corredores também agravam o problema.
  5. Perspectiva técnica: Roberto Speicys, CEO da Scipopulis, destaca que os 20 km/h nos corredores não são ruins, equiparáveis ao período da pandemia com menos trânsito. Ele sugere que mais corredores exclusivos poderiam elevar a velocidade média e melhorar a qualidade do serviço.

A lentidão reflete os desafios de mobilidade urbana em São Paulo, com impacto direto no tempo de deslocamento dos usuários e na eficiência do transporte público.

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