Alckmin (PSDB) reafirmou que o edital da PPP (Parceria Público-Privada) para construção do monotrilho da Linha 18-Bronze (Tamanduateí/Djalma Dutra) do Metrô será lançado ainda neste ano. O Palácio dos Bandeirantes depende de acertos finais com os ministérios das Cidades e do Planejamento para iniciar o certame.
O secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, afirmou ontem que a ideia do governo era anunciar o lançamento na quarta-feira, quando será assinado o contrato para construção da Linha 6-Laranja (Brasilândia/São Joaquim). “Temos poucos dias bons (até o fim do ano). Então, ou é no próprio dia 18 ou é até o dia 20. Está espremida a (agenda da) semana que vem.” Já Alckmin foi mais cauteloso, afirmando que o início do certame será em até duas semanas.
Para que o chamamento da PPP possa ser colocado no mercado, o Estado precisa assinar convênios com as quatro prefeituras envolvidas: São Paulo, São Caetano, Santo André e São Bernardo. Fernandes afirma que os documentos já estão prontos, mas que a assinatura será feita somente no dia da solenidade de lançamento.
O motivo para os atrasos no início da licitação, diz Jurandir, foram os apontamentos feitos pelo governo federal ao longo do processo de elaboração do edital.
“Não são bem questionamentos, são dúvidas. Praticamente todas já foram esgotadas. Estamos esperando que eles batam o martelo logo. A partir desse momento, isso já encaminha mais fácil para a Caixa Econômica Federal, que é o órgão financeiro. Então, não tem grandes contratempos.”
Outro fator que atrapalhou o andamento foi a troca de comando na Secretaria Municipal de Governo da Capital. O ex-titular da Pasta, Antônio Donato (PT), deixou o cargo em novembro após denúncias de envolvimento com a Máfia do ISS (Imposto Sobre Serviços). “Foi um dos entraves”, completa o deputado estadual Orlando Morando (PSDB), que integra a Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia.
Alckmin garantiu que as obras de três linhas serão iniciadas no ano que vem. Além da 6 e da 18, o Estado planeja começar em 2014 a extensão da Linha 2-Verde (Vila Madalena/Vila Prudente), que chegará às proximidades da Rodovia Presidente Dutra, em Guarulhos. “Temos hoje obras em quatro linhas, que somam 55,2 quilômetros. Vamos iniciar no ano que vem mais 44 quilômetros. Ou seja, estamos falando de mais 100 quilômetros de metrô”, comemora.
A Linha 18-Bronze ligará a Estação Tamanduateí, na Capital, com o Centro de São Bernardo, passando por São Caetano e Santo André. Ao todo, serão 13 estações e o investimento previsto é de R$ 3,5 bilhões. A estimativa é de que sejam necessários R$ 200 milhões para as desapropriações ao longo do traçado, valor que será gasto pelo Estado.
Até janeiro, a Linha 5-Lilás do Metrô (Largo Treze/Capão Redondo) deverá ganhar mais uma estação até janeiro. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) vistoriou ontem as obras do Terminal Adolfo Pinheiro. Inicialmente, o trecho terá operação assistida, com funcionamento apenas em dias e horários determinados.
Outras dez estações farão parte da expansão da Linha 5-Lilás, que passará a ter conexões com as linhas 1-Azul (Jabaquara/Tucuruvi) e 2-Verde (Vila Madalena/Vila Prudente). As novas opções de baldeação facilitarão a chegada dos moradores do Grande ABC a bairros como Santo Amaro, Ibirapuera e Campo Limpo.
Para o ano que vem, o governo pretende entregar as paradas Oscar Freire, Fradique Coutinho e Higienópolis-Mackenzie, todas da Linha 4-Amarela (Luz-Butantã).
O secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, explica que tentará inaugurar também a Estação São Paulo-Morumbi no ano que vem. O terminal teve projeto alterado em razão da conexão com o futuro monotrilho da Linha 17-Ouro.
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC