Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

26 de dezembro de 2013

Furtos e roubos disparam no metrô de São Paulo. Saiba como se proteger

Segundo especialista, distração é um dos principais motivos para que as pessoas sejam furtadas André de Oliveira

Os roubos — quando há ameaça à vítima — dentro do metrô de São Paulo cresceram 71% no em novembro, em comparação com o mesmo mês de 2012, segundo dados da SSP (Secretaria da Segurança Pública), divulgados na terça-feira (24). Os furtos também subiram. Entre janeiro e novembro deste ano, em relação ao ano passado, a alta foi de 58%.

R7 ouviu o especialista em segurança Marcy Campos Verde, que afirma ser possível minimizar a chance de ser alvo dos bandidos dentro do metrô.

— O criminoso vai olhar, em um primeiro momento, quem tem alguma coisa que valha a pena, qual retorno ele vai ter. Em um segundo momento, ele vai ver quem está mais fácil, distraído.


Veja outras orientações do especialista:

Procurar não chamar atenção.Segundo Verde, evitar mostrar smartphones ou um relógio caro, por exemplo, podem diminuir a chance de ser escolhido por um assaltante.

Estar onde houver mais pessoas.Vagões com poucas pessoas ou sem ninguém podem facilitar a ação de criminosos, inclusive armados. A dica é permanecer onde tiver mais gente.

Pertences próximos ao corpo.Bolsas, mochilas e carteiras devem estar sempre em frente ao corpo.

Atenção com soneca e música.Quem gosta de dormir durante a viagem pode ser furtado, mesmo com a mochila na frente, de acordo com o especialista. Em muitos casos, o passageiro pode não perceber que alguém está abrindo o zíper da bolsa.  Ele ainda alerta que nem sempre os outros veem esses crimes acontecerem.

Cuidado com a carteira. Nas bilheterias ou locais de recarga de bilhete, o usuário deve sempre levar o dinheiro que vai usar separado. De acordo com Verde, mostrar o que há dentro da carteira em uma fila pode ser um chamariz para algum bandido que esteja de olho.

Outro lado
Procurada, a assessoria de imprensa do Metrô enviou na tarde desta quarta-feira (25) uma nota em que ressalta o reconhecimento internacional do transporte paulistano e ressaltou que o índice de crimes é de uma ocorrência por milhão de passageiros transportados mensalmente. A taxa, segundo a companhia, está dentro dos padrões mundiais. 

Leia a nota na integra:

O Metrô de São Paulo é reconhecido internacionalmente como um dos melhores do mundo. Recebeu em 2012 o prêmio de Melhor Metrô das Américas, concedido durante o The Metros Awards, a principal premiação do setor metroviário internacional, pelo alto índice de confiabilidade, segurança e regularidade. A Companhia informa que o indicador de ocorrências que incluem furtos vem se mantendo estável no sistema desde 2011. O Metrô registra 1 ocorrência por grupo de 1 milhão de passageiros transportados. Esse índice está abaixo dos padrões internacionais estipulado para metrôs, que é de 1,5 ocorrência/milhão.  Para manter o nível de segurança, a rede metroviária conta com 3.077 câmeras ao longo de suas 5 linhas em todas as 64 estações. Todas são integradas aos Centros de Controle de Segurança, e estão em plataformas, áreas de acesso e circulação das estações, e trens. Cada composição conta em média com 24 câmeras. Os Centros de Controle de Segurança mantém contato ponto a ponto com a Central de Operações da Polícia Militar (Copom). As 64 estações têm rondas permanentes feitas por 1.264 agentes de segurança que trabalham uniformizados e também descaracterizados (sem uniforme). O Metrô também disponibiliza o serviço SMS-Denúncia, pelo telefone 9 7333-2252, incentivando os passageiros a denunciarem qualquer tipo de irregularidade nos trens e estações. Além disso, a Companhia investe em campanhas de alerta aos usuários, por meio de cartazes e avisos sonoros constantes em trens e estações, recomendando cuidados especiais com bolsas, mochilas e objetos de valor.

R7