Em Natal, há apenas dois trens, que não funcionam aos fins de semana e feriados. Já na capital federal, linhas atendem apenas o lado Sul da cidade.
Os quase três milhões de passageiros que usam trens todos os dias também sofrem com problemas frequentes em São Paulo. Na manhã desta segunda-feira (16) teve mais um problema na Grande São Paulo, já resolvido. Esse foi mais um no meio de uma conta enorme.
De acordo com um levantamento feito pelo Bom Dia Brasil, este ano foram registrados 165 problemas na CPTM, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. Mas, segundo a CPTM, a companhia registrou apenas 35 problemas.
Os passageiros reclamam de superlotação e demora no intervalo dos trens. Muitos dizem que têm que esperar dois, três trens passarem até conseguirem finalmente embarcar.
E além de São Paulo, os trens também são usados por outros milhões de brasileiros para ir para o trabalho. Mas nem sempre o serviço funciona como deveria.
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro teve quebra -quebra na semana passada. Um trem do ramal de Belford Roxo parou por causa de um problema mecânico. E passageiros revoltados jogaram pedras nos vidros, atearam fogo à cabine do condutor. A estação mais próxima teve uma catraca arrancada e arremessada nos trilhos. E isso já aconteceu outras vezes.
São 600 mil passageiros transportados por dia. E as principais reclamações são: superlotação, falhas mecânicas que interrompem a circulação e trens antigos, muitos ainda sem ar-condicionado.
A SuperVia, concessionária responsável pelos trens, disse que – junto com o governo do estado – está investindo mais de R$ 2 bilhões na compra de novos trens.
Belo Horizonte
Em Belo Horizonte, o tamanho do metrô é um grande problema. O metrô da capital deveria ser formado por três linhas, mas, até hoje, só tem uma. São 28 quilômetros de extensão e 235 mil passageiros por dia.
Inaugurado há cerca de 30 anos, sua última obra – a construção de uma estação – foi em 2008.
A expectativa é que sejam comprados novos trens e que eles comecem a funcionar no segundo semestre de 2014. Mas, até lá, os passageiros vão ter que conviver com a superlotação. As obras para ampliar o serviço só devem ocorrer a partir do ano que vem.
Natal
Em Natal, no Rio Grande do Norte, só dois trens fazem o transporte de 7 mil passageiros por dia, em duas linhas: a Norte e a Sul. E eles não funcionam aos sábados e domingos nem nos feriados.
Além disso, a população reclama que as composições vivem sujas e com problemas. Os trens são da década de 1950 e quebram com frequência. Nesta segunda, um dos trens está quebrado.
Também é comum viagens com as portas abertas e bastante atraso – em torno de 30 minutos, uma hora.
O superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) disse que está em curso um projeto de modernização do sistema, mas que os novos trens só devem chegar em maio de 2014.
Brasília
Em Brasília são apenas duas linhas, que atendem somente o lado Sul da cidade. Os moradores da região Norte ainda esperam a expansão do metrô, sem data para começar.
Cerca de 130 mil pessoas utilizam o metrô diariamente na capital federal. Os passageiros contam que os trens são extremamente limpos, o que é bom, mas, principalmente nos horários de pico, os vagões passam lotados. E as pessoas ficam sem espaço para embarcar... Brasília também tem um projeto de trem de superfície, o VLT, veículo leve sobre trilhos. Mas a obra está parada há dois anos. A licitação foi cancelada por irregularidades.
G1
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As notícis veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog Diário da CPTM
Os quase três milhões de passageiros que usam trens todos os dias também sofrem com problemas frequentes em São Paulo. Na manhã desta segunda-feira (16) teve mais um problema na Grande São Paulo, já resolvido. Esse foi mais um no meio de uma conta enorme.
De acordo com um levantamento feito pelo Bom Dia Brasil, este ano foram registrados 165 problemas na CPTM, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. Mas, segundo a CPTM, a companhia registrou apenas 35 problemas.
Os passageiros reclamam de superlotação e demora no intervalo dos trens. Muitos dizem que têm que esperar dois, três trens passarem até conseguirem finalmente embarcar.
E além de São Paulo, os trens também são usados por outros milhões de brasileiros para ir para o trabalho. Mas nem sempre o serviço funciona como deveria.
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro teve quebra -quebra na semana passada. Um trem do ramal de Belford Roxo parou por causa de um problema mecânico. E passageiros revoltados jogaram pedras nos vidros, atearam fogo à cabine do condutor. A estação mais próxima teve uma catraca arrancada e arremessada nos trilhos. E isso já aconteceu outras vezes.
São 600 mil passageiros transportados por dia. E as principais reclamações são: superlotação, falhas mecânicas que interrompem a circulação e trens antigos, muitos ainda sem ar-condicionado.
A SuperVia, concessionária responsável pelos trens, disse que – junto com o governo do estado – está investindo mais de R$ 2 bilhões na compra de novos trens.
Belo Horizonte
Em Belo Horizonte, o tamanho do metrô é um grande problema. O metrô da capital deveria ser formado por três linhas, mas, até hoje, só tem uma. São 28 quilômetros de extensão e 235 mil passageiros por dia.
Inaugurado há cerca de 30 anos, sua última obra – a construção de uma estação – foi em 2008.
A expectativa é que sejam comprados novos trens e que eles comecem a funcionar no segundo semestre de 2014. Mas, até lá, os passageiros vão ter que conviver com a superlotação. As obras para ampliar o serviço só devem ocorrer a partir do ano que vem.
Natal
Em Natal, no Rio Grande do Norte, só dois trens fazem o transporte de 7 mil passageiros por dia, em duas linhas: a Norte e a Sul. E eles não funcionam aos sábados e domingos nem nos feriados.
Além disso, a população reclama que as composições vivem sujas e com problemas. Os trens são da década de 1950 e quebram com frequência. Nesta segunda, um dos trens está quebrado.
Também é comum viagens com as portas abertas e bastante atraso – em torno de 30 minutos, uma hora.
O superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) disse que está em curso um projeto de modernização do sistema, mas que os novos trens só devem chegar em maio de 2014.
Brasília
Em Brasília são apenas duas linhas, que atendem somente o lado Sul da cidade. Os moradores da região Norte ainda esperam a expansão do metrô, sem data para começar.
Cerca de 130 mil pessoas utilizam o metrô diariamente na capital federal. Os passageiros contam que os trens são extremamente limpos, o que é bom, mas, principalmente nos horários de pico, os vagões passam lotados. E as pessoas ficam sem espaço para embarcar... Brasília também tem um projeto de trem de superfície, o VLT, veículo leve sobre trilhos. Mas a obra está parada há dois anos. A licitação foi cancelada por irregularidades.
G1
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