ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

5 de dezembro de 2013

Estações da CPTM seguem sem data de reinauguração

Companhia afirma que obras terminam no ano que vem, sem especificar quando; previsão era no 1º trimestre

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) não tem ainda uma data certa para a reinauguração das estações de Ferraz de Vasconcelos, Poá e Suzano, na Linha 11-Coral. Embora tenha chegado a prever a entrega dos terminais ferroviários para o primeiro trimestre do ano que vem, nesta semana a companhia preferiu informar que "as obras de reconstrução das estações do Alto Tietê seguem o cronograma e têm previsão de conclusão em 2014". A morosidade tem causado incômodos aos usuários, como já publicou o Dat.

Na última segunda-feira, o Dat percorreu os municípios onde estão localizadas as estações ferroviárias para apurar o andamento das obras. Em Suzano, a equipe de reportagem encontrou funcionários trabalhando, mas também ouviu relatos de passageiros incomodados com a altura da escada que dá acesso às plataformas de embarque e desembarque.

Após ouvir os usuários do transporte da região que dependem do serviço da companhia de trens, o Dat acionou a assessoria de Imprensa da estatal para solicitar um balanço das obras em cada uma das estações.
Em nota, o setor de Imprensa assegurou que os serviços terminam em 2014, mas no entanto não há informação sobre o prazo exato para a conclusão dos serviços nas cidades do Alto Tietê.

Além dos questionamentos gerais, o jornal solicitou ainda para a CPTM uma previsão para a demolição das passarelas localizadas em Suzano e Poá, mas recebeu como resposta que "as antigas passarelas (das estações de Poá e Suzano) serão demolidas para a construção de um novo acesso nessas estações. Esses acessos terão elevadores para garantir a acessibilidade dos usuários e escadas rolantes para dar maior conforto aos passageiros".

Balanço
Embora não tenha definido uma data para a inauguração, a CPTM fez um balanço das obras. Em Suzano, "estão em construção as duas plataformas e está em fase de acabamento o novo prédio de salas técnicas e de apoio", segundo a assessoria.

Em Poá, a informação é que "foi finalizada a instalação de uma plataforma provisória e está em andamento a execução da segunda, a alvenaria dos vestiários e das salas técnicas (usadas pela operação da CPTM) e a construção das escadas fixas".

Na estação de Ferraz, "os acessos norte e sul da estação já estão em fase final de construção e os acabamentos foram iniciados para receber as escadas rolantes. A estrutura de concreto pré-moldada da estação encontra-se em estágio final de montagem".


Em Suzano estão em construção duas plataformas e salas técnicas e de apoio
DAT
Lailson Nascimento