Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Mais de 60 mil passageiros enfrentam superlotação nos trens das linhas 11 e 12 todos os dias

Estação Luz 
Mais de 60,1 mil passageiros enfrentam superlotação nos trens diariamente. Os dados estão em um estudo realizado pela Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos que também aponta o embarque de 126.458 pessoas nas duas linhas de trem da região (11-Coral e 12-Safira). Os dados têm como base o ano de 2010. Os resultados foram obtidos levando em consideração o período da manhã.

A Linha 11-Coral tem a situação mais crítica do Estado de São Paulo. Nela, quase 68% dos passageiros enfrentam trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) lotados. São 84.480 embarques, sendo que 55.684 são considerados como carregamento críticos. O estudo intitula como carregamento crítico quando é ultrapassada a quantidade de seis pessoas por metro quadrado.

Na Linha 12-Safira, a situação é mais tranquila. Dos 41.978 embarques diários, somente 4.418 enfrentam superlotação.

O levantamento também dá um panorama de como serão os embarques nas linhas de trens da região até 2030. O governo estadual estima que neste período, na Linha 11, a quantidade de passageiros de trens deve aumentar 24,4% em comparação com 2010. Em contrapartida, a estimativa é que a superlotação diminua 23,01%. Em 2030, a Linha 11 deve ter 105.098 embarques, sendo 72.870 considerados carregamentos críticos (confira quadro com a evolução dos embarques nesta página).

Na Linha 12, o número de embarques também deve aumentar, porém a superlotação também deverá ter crescimento até 2030. Neste ano, é estimado que 58.907 pessoas utilizem o trem, sendo que 25.165 vão enfrentar superlotação.

“A Rede Futura apresenta uma tendência de diminuição na extensão da rede de trilhos com carregamento acima de seis passageiros/m² no último ano de análise com uma queda de 20% da rede saturada em 2010 para cerca de 6% da rede saturada em 2030”, diz o estudo intitulado "Atualização da Rede Metropolitana de Alta e Média Capacidade de Transporte da Região Metropolitana de São Paulo" elaborado com o apoio do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Banco Mundial) e do Japan Bank for International Cooperation (JBIC).

O levantamento aponta que a Estação Suzano é uma das mais movimentadas do Estado com uma demanda superior a 100 mil embarques em horário de pico. O documento afirma ainda que apesar dos investimentos que estão sendo realizados na Linha 11, continua sendo uma das que possuem situação mais crítica entre todas da CPTM.

“A Linha 11 - Coral Expresso Leste continua a ser a linha da CPTM com carregamento crítico mais intenso, apresentando valores semelhantes àqueles de 2010”.

Diário de Suzano

Curta nossa página no facebook

As notícis veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog Diário da CPTM

Nossas Redes

📝 Blog: diariodacptm.blogspot.com

✉️ Email para Contato: ricardo.brmorato@gmail.com

📸 Instagram Criador: _ricardomorato

📘 Facebook: www.facebook.com/oficialdiariodacptm

🎥 TikTok: @diariodacptm