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9 de maio de 2013

SP entregará 9 estações de metrô até 2014


Até o final do ano, serão entregues as paradas Adolfo Pinheiros, na linha Lilás, e Vila Prudente e Oratório, na linha Prata

São Paulo vai contar com mais nove estações de metrô até o final do ano que vem. Segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos, ainda neste ano, serão entregues a estação Adolfo Pinheiro, da linha 5-Lilás, e as paradas Vila Prudente e Oratório, da linha 15-Prata.
Para o ano que vem, a promessa é entregar as estações São Paulo-Morumbi, Faria Lima, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis, da linha 4-Amarela. Ainda em 2014, deve ser inaugurado o primeiro trecho do monotrilho da linha 17-Ouro, que vai ligar o aeroporto de Congonhas à estação Morumbi. Nessa estação será feita a integração com a linha 9-Esmeralda da CPTM (Osasco-Grajaú).

De acordo com o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, a entrega dessas estações vai ajudar a reduzir a superlotação do sistema. “Teremos mais conexões. Isso vai evitar que um passageiro tenha que andar um trecho desnecessário para chegar até o seu destino”, afirma Fernandes.

Pelo metrô, circulam diariamente 4,6 milhões de passageiros. Em horários de pico, a média chega a oito passageiros por metro quadrado, quando o recomendado são no máximo seis por metro quadrado. Na linha Vermelha, o número chega, em alguns horários, a 11 pessoas por metro quadrado.

O Metrô também vai construir novas saídas nas estações Paulista e Luz, para tentar reduzir a superlotação nas áreas de transferência para a linha 4-Amarela. Na Paulista, a companhia fará um túnel com saída na Rua Bela Cintra. O objetivo é que os passageiros que estiverem na região da Avenida Paulista acessem a linha 4 sem precisar passar pela estação Consolação.

Na estação da Luz, ainda não estão definidos os locais onde serão feitas as novas saídas. Não há data para o início das obras.

Além dos novos acessos, o Metrô aposta na inauguração, em 2015, das estações Santa Cruz e Chácara Klabin, da linha 5-Lilás, para desafogar as conexões da linha 4. “Essa linha vai ajudar a espalhar ainda mais os passageiros, evitando que haja uma grande concentração em ramais de transferência”, diz o secretário.

Fonte: Band

Página: Oficial Diário da CPTM

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