Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

24 de maio de 2013

Artigo: Gosta de Futebol? Bora jogar uma partida nos trens do Metrô e da CPTM?


Conversando com meu amigo Douglas, ele me deu a seguinte dica: "Já percebeu que todos os dias é como se os usuários dos trens e do Metrô estivessem em uma partida de futebol?".

Se pararmos para pensar, principalmente nas estações onde os trens abrem as portas dos dois lados, o jogo começa no horário de pico. Nessa partida, enquanto o trem não chega, as pessoas de cada uma das plataformas fazem parte do mesmo time.

Todas estão ansiosas pelo prêmio máximo: entrar e sentar, ou pelo menos, no meu caso, me manter viva, sem levar socos e pontapés! Elas ficam se encarando com aquela expressão "sangue nos olhos", tão comum nos campos, e tenho certeza que um dos pensamentos que aparece mais forte nesse momento é: vai abrir desse lado e nós vamos ganhar!
Mas ao mesmo tempo em que existe essa cumplicidade momentânea da galera que veste a mesma camisa, ou melhor, que está na mesma plataforma, eles se tornam adversários assim que o trem estaciona.

Nesse momento, é jogador que chuta o próprio companheiro, empurra para fora do campo, enfim, é um salve-se quem puder.

Muitos expectadores que assistem a transmissão desse clássico do dia a dia já não sabem mais para quem torcer, porque ali o que reina é a individualidade, infelizmente.
Depois desse primeiro tempo de sufoco e de marcação cerrada, ele ainda não acaba. No trajeto, ainda existirão as paradas e nelas, mais jogadores se unem e novos conflitos surgem onde os que estão fora querem entrar e os que precisam descer, bom, coitados, nem com pênalti sem goleiro conseguem marcar o gol.

Nessas horas, às vezes, os bandeirinhas aparecem para colocar ordem na bagunça. Colocam fita de contenção e ordenam a saída dos jogadores machucados, para que a substituição seja feita. Mas assim como na vida real, são raras essas cenas. Ainda tem o juiz, que controla todo o time, parando, freando e acelerando quando pode.

No fundo, o que todos querem é conseguir seu objetivo maior: não levar o cartão vermelho do chefe por mais um atraso!

Andréia Garcia é coordenadora de projetos em ERP e autora do blog www.aviajantedotrem.com.br.


Andréia Garcia, A Viajante Do Trem
DAT