Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

24 de maio de 2013

Obras reduzem em 3,7% oferta de lugares em linhas da CPTM

Caiu o número de lugares disponíveis para os passageiros na maioria das linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Segundo o relatório de administração da empresa, a oferta média em toda a rede em dias uteis recuou 3,7% no ano passado, em comparação a 2011.

Aqueda é atribuída às obras de infraestrutura executadas na rede, que, de acordo com o relatório, resultarão na redução do intervalo de trens nas linhas nos próximos anos --ouseja, as composições devem passar com mais frequência nas estações.

Adiminuição ocorreu sobretudo na linha 8-diamante, que liga a estação Júlio Prestes, no centro da capital paulista, à parada Amador Bueno, em Itapevi. Nela, a oferta média de lugares em dezembro passado era de 646,8 mil por dia, 15,8% a menos em relação a igual mês de 2011.

Em seguida, aparece a linha 7-rubi (Luz/Jundiaí). Aoferta de lugares caiu de 593,5 milpara 557,8 mil, o equivalente a 6%. Aredução também se repetiu nas linhas: Expresso Leste (Luz/Guaianases), 3,6%; 11-coral (Guaianases/Estudantes), 4,1%; e 10-turquesa (Brás-Rio Grande da Serra), 0,7%.

As únicas linhas nas quais houve aumento da oferta de lugares foram a 9-esmeralda (Osasco/Grajaú) e a 12-safira (Brás/Calmon Viana). Na primeira, a quantidade de lugares cresceu 4% e na segunda, 1%.

OBRAS
Em nota, a CPTM informou que atualmente enfrenta um "desafio" para executar as obras e, ao mesmo tempo, atender os usuários. "Num esforço hercúleo, a companhia segue recapacitando toda a infraestrutura da rede ferroviária, mantendo a operação", justificou, no comunicado.

Segundo a empresa, na linha 8, os passageiros sentirão os reflexos das obras de melhoria a partir do próximo semestre. Entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Barueri, a espera por trens deve cair de 6 para 5 minutos, nos horários de pico. E, no restante da linha, de 12 para 10 minutos.

Folha de SP
ELVISPEREIRA
DE SÃO PAULO