Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

29 de maio de 2013

Governador libera imóveis para ampliação da Linha 9-Esmeralda da CPTM

O Governo do Estado assinou o decreto nº 59.234 que declara de utilidade pública uma área de 71,7 mil m², na região de Varginha, para a implantação da extensão da Linha 9-Esmeralda, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Atualmente, a linha atende de Osasco até Grajaú, transportando a média diária de 570 mil usuários (dia útil). Com investimentos de cerca de R$ 400 milhões, o novo trecho atenderá aproximadamente 111 mil novos usuários.

A área a ser desapropriada é necessária para a implantação de duas novas estações – Mendes e Varginha – e seus acessos, com as adequações no viário que se fizerem necessárias. Também será construído, pela prefeitura de São Paulo, um novo terminal de ônibus integrado à estação Varginha. O terminal atual permanecerá no mesmo local.

Paralelamente, a CPTM continua trabalhando no processo de pré-qualificação das empresas que participarão da licitação para implantação dessa obra. A meta é iniciar as obras no começo do segundo semestre deste ano e concluir a implantação do novo trecho no fim de 2014.

Fonte: Assessoria de Imprensa CPTM