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19 de maio de 2013

CPTM dá explicações sobre fim do Expresso Aeroporto

A propósito de nota publicada pela coluna nesta semana, a CPTM encaminhou nota explicando a decisão governamental de acabar com os planos do Expresso Aeroporto, que previa a ligação do Centro da Capital com o Aeroporto de Guarulhos por meio de ferrovia, substituindo o plano pela extensão da linha Jade até aquele Município. Diz a empresa: “A Linha 13-Jade da CPTM, que ligará São Paulo a Guarulhos, é uma das prioridades do Governo de São Paulo na expansão da rede metroferroviária, que hoje conta com 335 quilômetros e tarifa integrada.

A futura linha 13 terá 11 quilômetros de extensão e oferecerá acesso rápido e econômico ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Saindo da atual estação Engenheiro Goulart, na Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), em direção a Guarulhos, a Linha 13 terá duas novas estações: Guarulhos-Cecap e Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Os investimentos são de R$ 1,2 bilhão, incluindo toda infraestrutura de operação e trens. Em dezembro, foi lançado o edital de pré-qualificação dos consórcios interessados na execução das obras civis da Linha 13. A CPTM está na fase final de análise dos recursos administrativos apresentados para dar prosseguimento ao processo licitatório.”

A CPTM diz que os planos da linha 14 Ônix, do Expresso Aeroporto foram abortados por conta do desinteresse de parceiros da iniciativa privada, em razão do projeto do Governo Federal de implantar o Trem de Alta Velocidade (TAV), com conexão com os aeroportos de Guarulhos e Viracopos (Campinas).

“A Linha 13 - Jade que será implantada atenderá um número maior de usuários, trabalhadores e moradores das cidades de São Paulo e de Guarulhos, e não apenas os passageiros com destino ao Aeroporto Internacional. A demanda prevista é de 120 mil por dia. O valor da tarifa será o mesmo cobrado em todo o sistema metroferroviário, que atualmente é de R$ 3,00”, diz a nota da CPTM.

O Diário de Mogi