A maior parte das situações enfrentadas pelos passageiros é com manutenção nas linhas. Em grande parte das vezes, a circulação de trens é interrompida no sábado e no domingo.
Porém, os problemas técnicos praticamente se igualam aos de manutenção. No período de dez dias, sete ocorrências técnicas foram registradas pela CPTM (confira relação de problemas em quadro nesta página). Na maior parte dos casos, a companhia se limita a justificar que houve um problema técnico e que o mesmo está sendo sanado. Quando isso ocorre, normalmente a Operação Paese é acionada.
Os resultados dessas “falhas” são: a constante indignação dos passageiros, trens superlotados, intervalos que ultrapassam meia hora, entre outros.
O problema mais recente aconteceu na última sexta-feira. Uma falha no sistema de energia elétrica interrompeu a circulação dos trens, entre as estações Poá e Corinthians-Itaquera, por mais de uma hora. A Operação Paese foi acionada. Mas, o que se viu foram longas filas para conseguir “um espaço” no ônibus disponibilizado. O funcionamento voltou aos poucos. Porém, por volta das 23 horas passageiros reclamavam nas plataformas que a espera pelos trens estavam chegando a quase uma hora. Essa rotina tem se tornado cada vez mais comum na região.
Além dos levantados pelo DS neste período, dois casos chamaram a atenção neste ano. No dia 3 de maio, problemas técnicos interromperam a circulação de trens entre as estações Suzano e Mogi das Cruzes. Na região, quatro estações foram fechadas. O problema durou mais de duas horas. Mais de 55 mil pessoas foram prejudicadas.
Antes disso, no começo de abril, um problema técnico ocorrido no Centro de Controle de Operações (CCO) da Estação Bras interrompeu a circulação de trens e fechou 12 estações na região. A paralisação aconteceu às 13 horas. A circulação foi normalizada nas linhas da região por volta das 18 horas.
SOLUÇÃO O cenário não deve mudar tão cedo, o presidente da CPTM disse, em recente visita a Mogi das Cruzes, que os problemas técnicos estão acontecendo por conta das obras de modernização e reforma das estações. Ou seja, os problemas só devem terminar em 2016 quando todas as estações da Linha 11 e 12, na região, foram reformadas.
Para Bandeira, a única solução para esse cenário problemático seria fechar a linha para as reformas e manutenção o que é considerado inviável.
DIÁRIO DA CPTM A página Diário da CPTM nas redes sociais e o blog de mesmo nome tem se tornado um aliado dos usuários de metrô e dos trens. Nela, há a possibilidade do acompanhamento em tempo real dos problemas em todas as linhas. A página foi criada por Ricardo dos Santos Guimarães. No final do ano passado, em entrevista ao DS, ele afirmou que as principais reclamações que recebia era das lotações na Linha 11-Coral.