Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

14 de maio de 2013

CPTM irá ampliar a cobertura de vigilância por câmeras em seu sistema


A CPTM irá ampliar a cobertura de vigilância por câmeras em seu sistema. Serão adquiridas mais 110 câmeras IP, por meio de licitação, que serão instaladas em pontos estratégicos de estações.

As novas câmeras serão integradas ao Sistema de Vídeo Vigilância de Monitoramento Digital [SVMD], que atualmente conta com cerca de 1.600 câmeras instaladas nas 89 estações do sistema, e são supervisionadas por uma Central de Monitoramento da Segurança [CMS].

As câmeras IP são equipamentos de monitoramento remoto, que transmitem áudio e vídeo para um computador ou diretamente para a Internet. Com a ajuda de softwares que as acompanham, é possível ver na tela diversas imagens ao vivo e simultaneamente, ou ser avisado por e-mail caso esses "olhos-mágicos digitais" detectem algum movimento ou ocorrência fora do normal. Como permite gravar os dados visualizados, é considerada de maior confiabilidade e segurança na transmissão de imagens.

O sistema de monitoramento da CMS pode receber, simultaneamente, sinais de alarme de várias estações, que são visualizados nos monitores da Central de Monitoramento. As imagens, captadas em alta definição, são criptografadas e acompanhadas online, 24 horas por dia, por profissionais capacitados e experientes, garantindo maior agilidade no atendimento de ocorrências.

A sessão pública de processamento do Pregão Eletrônico será realizada por intermédio do Sistema Pregão Eletrônico de Contratação - BEC/SP no dia 24/05. O edital está disponível nos sites www.bec.sp.gov.br; www.cptm.sp.gov.br e www.e-negociospublicos.com.br .


CPTM