Um problema técnico na subestação de energia da estação Calmon Viana da CPTM aumentou o intervalo da circulação de trens na Linha 11-Coral nesta quarta-feira, 8. De acordo com a companhia, a velocidade dos trens ficou mais lenta entre as estações Guaianazes e Estudantes no início da manhã. Passageiros encontram plataformas lotadas e filas até para entrar na estação de Guaianazes.
O Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese) chegou a ser acionado e os ônibus fariam o trajeto do trecho afetado, mas a CPTM já informou, pelo Twitter, que a operação foi cancelada. Segundo a empresa, a circulação entrou em processo de normalização às 6h50, mas às 8h30 o intervalo entre os trens ainda era maior que o habitual.
É a segunda vez nesta semana que problemas técnicos afetam a circulação de trens da CPTM no horário de pico. Na segunda-feira, 6, uma queda de energia interrompeu a o funcionamento das linhas 8 - Diamante e 9 - Esmeralda, e a empresa também chegou a pedir reforço à SPTrans, que disponibilizou 40 ônibus para atender à demanda. No dia 6 de abril, um incêndio no centro de controle operacional da CPTM parou as seis linhas por quatro horas e afetou cerca de 400 mil pessoas. O Ministério Público Estadual investiga a falha.
Diario do Grande ABC