Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
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8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
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3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
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Edital da Linha 6-Laranja do Metrô SP é relançado

Imagem: ilustração
O edital da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo foi relançado. Desta vez foi a desconfiança de investidores com relação ao retorno financeiro que fez com que o edital fosse adiado. O governo estadual, depois de pedidos das empresas interessadas, cedeu e fez o relançamento do documento.

Entre as novidades do edital está a garantia por desastres naturais como terremoto e queda de meteoros. As novas garantias incluem também a participação do governo nos custos de desapropriações mais caras do que o estimado.  As empresas estavam preocupadas com a questão das desapropriações, que são consideradas um grande risco financeiro, pois moradores atingidos podem contestar valores na Justiça. Segundo o edital o estado será responsável por encomendar um estudo para quantificar o preço das desapropriações para o Tribunal de Justiça e arcará com metade dos valores que ficarem acima do preço estimado pelos imóveis.

O orçamento da nova linha é de cerca de R$ 8 bilhões. O projeto é o primeiro do governo paulista feito integralmente por Parceria Público-Privada (PPP) Vila Brasilândia à São Joaquim. A Linha Laranja terá um total de 15 estações distribuídas por 15,3 quilômetros.

A licitação internacional contempla a implantação das obras civis e sistemas, fornecimento do material rodante, operação, conservação manutenção e expansão. A nova data da sessão pública para recebimento e abertura dos envelopes é 30 de julho, às 14h.

A nova versão do edital está disponível no site da Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo - www.stm.sp.gov.br –, no item de menu: "PPP Linha 6" - link: "republicação do edital da linha 6". Ou no Centro de Suporte Logístico da STM, na Rua Boa Vista, 175, bloco A, 16º andar, no Centro de São Paulo.  Outras informações sobre a licitação podem ser obtidas pelo e-mail ppplinha6@stm.sp.gov.br .

Fonte: Revista Ferroviária
Foto: Ricardo Guimarães (trem na Estação Brás).

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