SITUAÇÕES DAS LINHAS
710
Serviço 710
Operando
7 Linha 7-Rubi
Operação: 24h por dia, todos os dias
Observações:
- Operação a partir das 4h.
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Turquesa
Operação Regular
11 Linha 11-Coral
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Coral
Operação Regular
12 Linha 12-Safira
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Safira
Operação Regular
13 Linha 13-Jade
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Jade
Operação Regular
8 Linha 8-Diamante
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Diamante
Operação Regular
9 Linha 9-Esmeralda
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Esmeralda
Operação Regular
1 Linha 1-Azul
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Azul
Operação Regular
2 Linha 2-Verde
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Verde
Operação Regular
3 Linha 3-Vermelha
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Vermelha
Operação Regular
4 Linha 4-Amarela
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Amarela
Operação Regular
5 Linha 5-Lilás
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Lilás
Operação Regular
15 Linha 15-Prata
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Prata
Operação Regular
6 Linha 6-Laranja
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Ouro
Em Construção
EA Operação: 5h à meia-noite
Grade Horária das Partidas
Todos os dias, inclusive finais de semana e feriados
Partidas:
Da Estação Palmeiras - Barra Funda: Luz, Guarulhos - CECAP, Aeroporto - Guarulhos
Da Estação Aeroporto - Guarulhos: Guarulhos - CECAP, Brás, Luz, Palmeiras - Barra Funda
Horários:
5h | 6h
7h | 8h | 9h
10h | 11h
12h | 13h | 14h
15h | 16h | 17h | 18h | 19h
20h | 21h | 22h | 23h | 0h
Expresso Aeroporto
Operando
10 Operação: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Tamanduateí, com parada na Estação Santo André
Horários: 5h40 | 6h | 6h20 | 6h40 | 7h | 7h20 | 7h40 | 8h | 8h20 | 8h40 | 9h | 16h10 | 16h30 | 16h50 | 17h10 | 17h30 | 17h50 | 18h10 | 18h30 | 18h50 | 19h10 | 19h30 | 19h50 | 20h10
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Santo André, com parada na Estação Tamanduateí
Horários: 5h50 | 6h10 | 6h30 | 6h50 | 7h10 | 7h30 | 7h50 | 8h10 | 8h30 | 8h50 | 16h | 16h20 | 16h40 | 17h | 17h20 | 17h40 | 18h | 18h20 | 18h40 | 19h | 19h20 | 19h40 | 20h
Expresso L10
Não Operando
Atualizado em: 08/08/2025, 22:57
Intervalo máximo entre trens: consulte os sites oficiais

Lista de achados e perdidos da CPTM tem de pia a espremedor de fruta

Objetos inusitados são recolhidos diariamente em trens de SP. ‘Encontrar dentadura já virou rotina’, diz chefe do atendimento ao usuário.

Pia, espremedor de frutas, tampa de privada e pacote com objetos eróticos são os itens encontrados nas estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) de São Paulo que ainda surpreendem o departamento de Achados e Perdidos. Dentaduras, de tão recorrentes, não assustam mais. “A dentadura é frequente, a gente nem se surpreende. Não entendemos, mas já virou rotina”, afirma Eliete Cury, chefe do Departamento de Atendimento ao Usuário (SAU) da Companhia.

A lista é renovada diariamente. Os itens recolhidos nas seis linhas são levados uma vez por mês ao setor de Achados e Perdidos na estação Barra-Funda, onde ficam guardados durante 60 dias. Após o prazo, uma parte é doada e outra, destruida. “A gente acha que não tem mais coisa estranha pra chegar, mas sempre chega. Outro dia recebemos um tapede de dois metros e meio, do tamanho de uma parede.”

Cinco funcionários são responsáveis pelo atendimento, arquivo cadastro e pesquisa. A rotina é um desafio de compreensão. “Carrinho de bebê, por mais que seja recorrente, eu fico tentando entender. Não conseguimos devolver nenhum até hoje pra saber como o usuário esqueceu no trem.” 

Em média, 6.500 novos itens são levados ao departamento a cada 30 dias. A grande maioria, segundo Cury, sem apelo cômico: 60% são documentos perdidos. Com a ajuda de redes sociais, os profissionais tentam localizar os donos. “Se fosse só espontânea, devolveríamos muito pouco. Fazemos um trabalho quase investigativo. Não ficamos só no que é óbvio, usamos as redes sociais para localizar as pessoas, quando os objetos ou documentos têm identificação.”
Pia encontrada em trem da CPTM de SP

O nicho de atuação do setor também é, por vezes, confundido pela população. A chefe do SAU revela que há quem compareça ao Achados e Perdidos em busca de parentes. “Somos procurados também pra encontrar marido, e adultos desaparecidos”.

Os usuários podem procurar os objetos perdidos pessoalmente, na estação Barra-Funda, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A CPTM também oferece um atendimento telefônico (0800-0550121), e pelo site. É fundamental descrever o objeto ou documento perdido para que seja devolvido. "No caso de dúvida, nunca entregamos. E para os objetos de alto valor, pedimos a nota fiscal", alerta Cury.

G1

Nenhum comentário:

Conecte-se com o Diário da CPTM

Nossas Redes: 🌐 Site Oficial www.diariodostrilhos.com 📝 Blog diariodacptm.blogspot.com 📸 Instagram _ricardomorato 📘 Facebook www.facebook.com/oficialdiariodacptm 🎥 TikTok www.tiktok.com/@diariodacptm ✉️ Email para Contato ricardo.brmorato@gmail.com