SITUAÇÕES DAS LINHAS
710
Serviço 710
Operando
7 Linha 7-Rubi
Operação: 24h por dia, todos os dias
Observações:
- Operação a partir das 4h.
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Turquesa
Operação Regular
11 Linha 11-Coral
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Coral
Operação Regular
12 Linha 12-Safira
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Safira
Operação Regular
13 Linha 13-Jade
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Jade
Operação Regular
8 Linha 8-Diamante
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Diamante
Operação Regular
9 Linha 9-Esmeralda
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Esmeralda
Operação Regular
1 Linha 1-Azul
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Azul
Operação Regular
2 Linha 2-Verde
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Verde
Operação Regular
3 Linha 3-Vermelha
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Vermelha
Operação Regular
4 Linha 4-Amarela
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Amarela
Operação Regular
5 Linha 5-Lilás
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Lilás
Operação Regular
15 Linha 15-Prata
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Prata
Operação Regular
6 Linha 6-Laranja
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Ouro
Em Construção
EA Operação: 5h à meia-noite
Grade Horária das Partidas
Todos os dias, inclusive finais de semana e feriados
Partidas:
Da Estação Palmeiras - Barra Funda: Luz, Guarulhos - CECAP, Aeroporto - Guarulhos
Da Estação Aeroporto - Guarulhos: Guarulhos - CECAP, Brás, Luz, Palmeiras - Barra Funda
Horários:
5h | 6h
7h | 8h | 9h
10h | 11h
12h | 13h | 14h
15h | 16h | 17h | 18h | 19h
20h | 21h | 22h | 23h | 0h
Expresso Aeroporto
Operando
10 Operação: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Tamanduateí, com parada na Estação Santo André
Horários: 5h40 | 6h | 6h20 | 6h40 | 7h | 7h20 | 7h40 | 8h | 8h20 | 8h40 | 9h | 16h10 | 16h30 | 16h50 | 17h10 | 17h30 | 17h50 | 18h10 | 18h30 | 18h50 | 19h10 | 19h30 | 19h50 | 20h10
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Santo André, com parada na Estação Tamanduateí
Horários: 5h50 | 6h10 | 6h30 | 6h50 | 7h10 | 7h30 | 7h50 | 8h10 | 8h30 | 8h50 | 16h | 16h20 | 16h40 | 17h | 17h20 | 17h40 | 18h | 18h20 | 18h40 | 19h | 19h20 | 19h40 | 20h
Expresso L10
Não Operando
Atualizado em: 08/08/2025, 22:57
Intervalo máximo entre trens: consulte os sites oficiais

Conheça o trabalho do controlador de metrô


Por Thaís Sant' Ana

Nome: Luiz Antônio Alves
Idade: 48 anos
Tempo de profissão: 21 anos
Formação: técnico em eletrônica
O que faz: Acelera e desacelera o trem, abre e fecha a porta, mantém distância entre os carros. Tudo de uma central

De um escritório na zona sul paulistana, Luiz Antônio Alves monitora o trem que transita entre Itaquera, zona leste, e Barra Funda, oeste da cidade. Ele é supervisor do Centro de Controle Operacional (CCO), o cérebro do metrô de São Paulo. Lá trabalham 96 operadores responsáveis por movimentar os veículos das 4 das 5 linhas do município. Alves é um tipo de maquinista dos tempos digitais e de trabalho remoto. O condutor que se vê no primeiro vagão apenas anuncia a estação seguinte e ajuda em casos de apuros, como quando uma blusa fica presa na porta do trem.

No geral, todas as funções do trem — se acelera, freia, para, se as portas abrem e fecham e até mesmo a distância entre os carros — são automatizadas e controladas de dentro de uma única sala do CCO, que parece o pregão de uma bolsa de valores. Monitores para todos os lados, além de telas, teclados e impressoras.

O trabalho é dividido por turnos. A cada um são 16 operadores, 4 para cada linha. Um controla o fluxo de passageiros por meio das câmeras instaladas nas plataformas; outro cuida da elétrica (que vai do fornecimento de energia aos elevadores e escadas rolantes); um terceiro fica com os pátios de estacionamento. O quarto operador toma conta dos trens. Em um painel, ele visualiza os carros e controla a velocidade e distância entre eles. Com um rádio, fala com os funcionários em campo. “Somos responsáveis por todas as estratégias para o funcionamento e segurança do Metrô”, diz. “Apesar do estresse, é muito bom”, afirma Alves, que controla o vaivém de cerca de 4 milhões de passageiros diariamente.

Maquinista à distância

Metrô 24 horas
O CCO nunca fecha. Mesmo nas 4 horas diárias em que o Metrô não funciona, os operadores trabalham. Eles organizam os trens, pátios de estacionamento e ajustam as funções para a abertura das estações.

Trabalho de time
Se uma mesma linha aumenta em extensão, os mesmos operadores devem supervisioná-la. Só há contratações em caso de linha nova.

Atrás vem gente
Hoje, os trens devem manter 150 metros de distância um do outro. Mas está em teste um sistema que poderia reduzir esse número para algo em torno de 30 metros, possibilitando mais carros por linha e um intervalo de tempo menor entre eles.



Fonte: Revista Galileu

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