Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Metrô não pode garantir segurança do usuário do Itaquerão em dias de jogos


Funcionários do Metrô tentam controlar fluxo de passageiros na estação Corinthians-Itaquera. Sindicato teme reflexo do aumento de usuários em dias de jogos

Os metroviários temem o aumento de fluxo no sistema de transporte em dias de jogos no estádio do Corinthians, em Itaquera. A linha vermelha, que hoje já está sobrecarregada, poderá trazer mais transtorno e insegurança para o usuário com o acréscimo de torcedores que forem ao Fielzão.

Para o sindicato da categoria, a solução encontrada pelo governo do Estado – fechar a estação mais próxima à arena – é uma ação que não vai produzir resultado.

Para o diretor do Sindicato dos Metroviários, Ciro Moraes, a falta de investimentos no transporte público levou a superlotação das linhas, e com a construção do estádio do Corinthians em Itaquera, o impacto sobre a linha vermelha será ainda maior, tornando o sistema inseguro.

— Eles sabem que, se a população convergir para lá [Itaquera], vai ser um caos. Essa ideia de fechar a estação [Corinthians-Itaquera] acaba evidenciando a negligência para com o metrô.

De acordo com Moraes, o aumento de usuários na linha pode prejudicar tanto os funcionários do Metrô quanto a população, e não descarta que, em caso de falha, pessoas revoltadas com os problemas, venham a causar estragos nas  estações.

— O sistema já é um caos. Se aumentar o fluxo, não vai dar... Vão ter que fazer uma operação de guerra para poder dar certo.
Rota alternativa é sugerida para agradar aos patrocinadores

Moraes acrescenta que a pressão que os funcionários estão sofrendo por causa do aumento do fluxo de passageiros aumenta o estresse e pode levar a situações de perigo, tanto para condutores e seguranças, quanto para os usuários.

Para controlar o fluxo de passageiros durante os jogos, o governo cogita fechar a estação Corinthians-Itaquera do Metrô. Com isso, os usuários teriam que desembarcar em Artur Alvim, que fica a aproximadamente 1 km do estádio do Timão. Contudo, ainda não há uma decisão oficial sobre o assunto, tanto que diversas autoridades divergem quando questionados sobre os motivos para o fechamento da estação terminal da linha vermelha.

Itaquerão já tem mais da metade da obra concluída. Veja fotos



O Metrô alega que a estação Corinthians-Itaquera vai funcionar normalmente, contradizendo outras versões de gente de dentro do governo do Estado.

— O Metrô esclarece que operará normalmente a Estação Corinthians-Itaquera nos dias em que estiverem programados jogos no futuro estádio do Corinthians, inclusive partidas da Copa do Mundo de Futebol 2014.

Recentemente, Gilmar Tadeu, secretário de planejamento e do COL (Comitê Local da Copa), afirmou que a proposta não é fechar completamente a estação, mas evitar o encontro de torcidas diferentes em dias de jogos.

Novas imagens revelam detalhes inéditos do Itaquerão

Por meio de sua assessoria de imprensa, o Corinthians afirmou que “a segurança pública não é de responsabilidade do clube” e que só vai se pronunciar quando tiver um posicionamento oficial por parte dos envolvidos.

Além do Metrô, o torcedor que for a Itaquera para ver jogos no Fielzão poderá optar pela linha 11-Coral da CPTM, que também atende a estação Corinthians-Itaquera, por ônibus ou descer na estação Artur Alvim, que fica a cerca de 1 km do estádio.

Transporte público deficiente e falta de mobilidade foram pontos criticados por João Vaz, presidente da AbrArenas (Associação das Arenas do Brasil) em evento que discutiu o futuro do futebol e os rumos dos novos estádios, no meio de setembro.

Vaz apontou que, enquanto o torcedor vê melhoras nas dependências dos estádios, sofre ainda para chegar e deixar as arenas. O dirigente da AbrArenas sugere que clubes e governo precisam conversar para dar melhores condições aos espectadores.

— Não adianta construir uma arena enorme, se não tem acesso.

Estratégias diferentes para a Copa

O COL-SP (Comitê Local da Copa) diz que, durante a Copa do Mundo, a estação de Corinthians-Itaquera do Metrô ficará aberta, mas que será feita uma campanha para que os torcedores que utilizarem o sistema metroviário deem preferência à estação Artur Alvim, para facilitar o fluxo, medida que beneficia os parceiros comerciais da Fifa.

A CPTM, que tem uma linha paralela à do Metrô, terá atendimento diferenciado nos horários de jogos. Com intervalos menores, o Expresso Copa levará os usuários da Estação da Luz até Itaquera em aproximadamente 20 minutos, sem paradas nas demais estações.

R7

Nossas Redes

📝 Blog: diariodacptm.blogspot.com

✉️ Email para Contato: ricardo.brmorato@gmail.com

📸 Instagram Criador: _ricardomorato

📘 Facebook: www.facebook.com/oficialdiariodacptm

🎥 TikTok: @diariodacptm