Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

5 de agosto de 2012

Linha 18-Bronze: Projeto para monotrilho deve ser apresentado em setembro

O governo do Estado deve apresentar em setembro os estudos para a construção do monotrilho da Linha 18-Bronze do Metrô, que ligará São Bernardo à estação Tamanduateí, na Capital.

O trajeto também passará por Santo André e São Caetano. As quatro empresas e consórcios participantes entregaram os materiais no dia 16 de julho. A partir daí, o prazo dado pelo Metrô para análise foi de 60 dias, prorrogável por mais 60.

A construção da linha também será dividida em duas etapas. A primeira fase liga o Paço Municipal de São Bernardo ao terminal Tamanduateí, onde será feita integração com a Linha 2-Verde. A previsão de entrega é para 2015.

A etapa seguinte, com previsão de conclusão para o ano seguinte, ligará a região central de São Bernardo com o bairro Alvarenga.

A estimativa do Estado é de que a demanda inicial seja de 295 mil passageiros por dia. Inicialmente, a linha terá 20 veículos, que circularão com intervalo médio de 166 segundos nos horários de pico.

 Em 2030, o Metrô estima que o número de passageiros diários aumente para 472 mil. A Linha 18-Bronze terá 20 quilômetros, divididos em 18 estações. Todo o trajeto será elevado e terá como base os corredores já existentes. O orçamento total previsto para a obra é de R$ 4,1 bilhões. Em abril, o governo federal anunciou que fará repasse de R$ 1,7 bilhão para o empreendimento

Diário do Grande ABC

Curta nossa pagina no facebook