ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

3 de agosto de 2012

Metrô abre prazo para receber projetos de nova linha em São Paulo

O Metrô de São Paulo abriu nesta sexta-feira inscrições para empresas interessadas em apresentar projetos de estudo para a futura linha 20-rosa. Em sua primeira fase, a nova linha deverá ligar os bairros da Lapa (zona oeste) e Moema (zona sul).


De acordo o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, a linha deve estar funcionando, no melhor cenário, apenas daqui a sete anos.

A linha terá 12,3 km de extensão com 14 estações, em locais como a avenida Rebouças e Faria Lima, praça Panamericana e Jardins. Ela terá conexões com outras linhas do metrô, como a 4-amarela, 2-verde e 5-lilás, e da CPTM, como a 7-rubi, 8-diamante e 9-esmeralda.

As empresas que têm intenção em desenvolver o projeto têm 30 dias para manifestar interesse.

Após esse prazo, elas terão 210 dias para apresentar os estudos e modelagens, que serão analisados por uma comissão composta por representantes do Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas, Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, Companhia Paulista de Parcerias, Procuradoria Geral do Estado e da Unidade de Parceria Público-Privada.

A abertura da licitação para a nova linha deve acontecer no fim desde processo, apenas no ano que vem.

De acordo com o secretário, a linha 20-rosa tem demanda estimada em 600 mil passageiros por dia. Segundo o secretário, ela irá ajudar a desafogar o movimento na linha 9-esmeralda da CPTM.

"A linha 9 está se tornando uma linha carregada porque recebe todos do Grajaú, da linha lilás. É preciso ter linhas auxiliares paralela a ela, e a linha 20 se encaixa perfeitamente", disse o secretário.

TRENS DA CPTM

O governo de São Paulo irá abrir licitação na próxima segunda-feira (6) para a compra de 65 novos trens que estarão presentes das linhas da CPTM.

O objetivo e aumentar a oferta e diminuir para três minutos os intervalos de um trem para o outro nas estações, que hoje chegam a seis minutos.

A previsão do governo é abrir as propostas no dia 11 de setembro e assinar o contrato das aquisições até outubro deste ano. A licitação prevê dois lotes --um de 35 trens e o outro de 30--, para acelerar a entrega dos trens, mas uma mesma empresa poderá vencer os dois.

A entrega dos trens pelas empresas deverá ocorrer entre 18 meses e 36 meses após a data da assinatura do contrato.

Folha

Curta nossa pagina no facebook