Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

11 de agosto de 2012

CPTM começa nova fase de demolições na região central de Suzano


Prédios comerciais construídos há mais de 50 anos devem ser derrubados para dar lugar a nova estação

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e um consórcio liderado pela Construtora OAS iniciaram nessa semana a segunda fase da demolição de imóveis para a construção da nova estação ferroviária na área central de Suzano. Estão sendo derrubados salões comerciais que foram construídos há mais de 50 anos na rua Dr. Prudente de Moraes (ao lado da entrada e bilheteria para a catraca da estação) que será totalmente reconstruída com investimentos de mais de R$ 42 milhões que estão sendo realizados pela CPTM e o governo do Estado.

Na semana passada, o Diário do Alto Tietê destacou a conclusão das demolições e remoção de várias toneladas de entulhos - produzidos pela derruba de vários prédios comerciais que ficavam à direita (no sentido Suzano-Poá) da entrada. Agora começou a derrubada de prédios comerciais instalados à esquerda da entrada para a bilheteria; no sentido Suzano-Mogi. De acordo com informações divulgadas pela assessoria de Imprensa da CPTM na semana passada, 32 dos 40 imóveis que estão sendo desapropriados para a obra da nova estação, já estão desocupados. Como a CPTM e o consórcio contratado para demolir os imóveis desapropriados conseguiram acelerar a velocidade das desapropriações e a derrubada das construções, é possível estimar que ainda no decorrer desse segundo semestre sejam efetivamente iniciadas as obras para implantação da nova estrutura de embarque de passageiros.

Atraso

A construção foi iniciada em 2010, mas segue lentamente por causa do andamento moroso (até o início desse ano) dos processos de desapropriação pela Justiça de Suzano. Apesar de a liberação da área onde as novas plataformas de embarque serão implantadas estar ocorrendo com maior rapidez, a CPTM, na última vez em que foi procurada pelo jornal preferiu não confirmar se a entrega da nova estação poderá acontecer em 2013 ou ficará para 2014.

DAT