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5 de agosto de 2012

Região do Grande ABC terá metrô subterrâneo em 2025

A primeira linha de metrô subterrânea do Grande ABC deverá ser realidade em 2025. Na sexta-feira, foi publicado no Diário Oficial do Estado chamamento público para que as empresas interessadas em desenvolver estudos para a construção se manifestem. Ainda não há estimativa de gastos com a obra.

A Linha 20-Rosa terá 25 quilômetros de extensão e ligará São Bernardo ao bairro da Lapa, na Zona Oeste da Capital.

O projeto prevê que a obra seja dividida em duas etapas. A primeira, com 12,3 quilômetros, vai da Lapa até Moema, onde, futuramente, haverá integração com a Linha 5-Lilás. O trajeto, previsto para ser entregue em 2021, terá 14 estações e 13 trens, com intervalo aproximado de cinco minutos entre cada um.

A estimativa é de que a demanda inicial seja de 468 mil passageiros. Também estão previstas conexões com as linhas 2-Verde, na futura estação Cerro Corá, 4-Amarela, na Faria Lima e 19-Celeste, no terminal Hélio Pellegrino.

O segundo trecho, de 12,7 quilômetros, sairá de Moema e chegará a São Bernardo. A cidade terá três estações: Taboão-Anchieta, Rudge Ramos e Afonsina. Com previsão para 2025, o segmento terá 11 estações e 17 composições. O usuário poderá fazer baldeações nas estações São Judas (Linha 1-Azul) e Afonsina, que dará acesso à futura Linha 18-Bronze (leia abaixo). A demanda total prevista para a Linha 20-Rosa será de quase 800 mil passageiros por dia em 2025.

O chamamento foi lançado pelo Estado após empresas privadas fazerem propostas pelo desenvolvimento dos estudos. "Tivemos várias manifestações e estamos publicando no Diário Oficial para que os demais concorrentes também se apresentem", explica o governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Os estudos devem conter informações como aspectos geológicos, indicação de investimentos previstos, desapropriações. e análise de riscos. A empresa que vencer a licitação terá de ressarcir os valores gastos pelos concorrentes com o projeto. O valor máximo a ser pago será de R$ 5 milhões.

Os interessados têm até o início de setembro para se apresentar e o planejamento técnico deve ser concluído em sete meses.

O secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, afirma que as empresas terão liberdade para propor inovações, como a criação de espaços comerciais nas galerias subterrâneas, entre as estações. A estimativa do secretário é de que as obras demorem ao menos sete anos para serem concluídas.

Diário do Grande ABC

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