Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

17 de agosto de 2012

CPTM altera operação para obras de modernização no final de semana [18 e 19]


Neste fim de semana, dias 18 e 19, a CPTM volta a intensificar as obras de modernização da infraestrutura de suas seis linhas. Cabe ressaltar que as intervenções estão concentradas nos finais de semana, em razão do movimento menor de usuários registrado no sistema. O horário de operação comercial dos trens é das 4h à meia noite, exceto aos sábados, quando é estendida até 1h de domingo. Confira as intervenções que impactarão os intervalos.

Linha 7 [Luz - Francisco Morato]: no domingo, das 4h às 20h, os trens não circularão entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda, devido à implantação de estruturas do sistema de energia de alimentação dos trens. Para chegarem à região central, os usuários poderão utilizar os trens da Linha 3-Vermelha, do Metrô, na estação Palmeiras-Barra Funda e os da Linha 1-Azul, na estação Luz. Também haverá intervenções no sistema de energia, na região da estação Jaraguá, ocasionando aumento do intervalo.

Linha 8 [Júlio Prestes - Itapevi]: no domingo, o trecho entre as estações Presidente Altino e Carapicuíba estará fechado para obras. Para atender o trajeto, serão disponibilizados ônibus gratuitos. Os coletivos farão parada para desembarque nas proximidades das estações que integram o trecho interrompido. O embarque poderá ser feito somente nas estações de maior demanda: Presidente Altino, Osasco e Carapicuíba. Para usar o serviço, o usuário deve retirar senha na área interna dessas estações.

Linha 9 [Osasco - Grajaú]: no sábado, a partir das 20h, serão implantados equipamentos do sistema de energia de alimentação dos trens no entorno da estação Santo Amaro. Após as 22h de sábado até a meia noite de domingo, por conta de intervenções nos equipamentos de via permanente e no sistema de energia, os trens não vão circular entre Presidente Altino e Osasco. Ainda no domingo, haverá obras entre Morumbi e Santo Amaro, aumentando o intervalo durante a operação comercial.

Linha 10 [Brás - Rio Grande da Serra]: no domingo, das 7h às 17h, a linha vai operar com maior intervalo, por conta da substituição de equipamentos do sistema de vias nas imediações da estação Rio Grande da Serra.

Linha 11 [Luz - Guaianazes]: no sábado, a partir das 18h, os trabalhos estarão concentrados na substituição de equipamentos de via entre as estações Corinthians-Itaquera e Guaianazes, elevando o intervalo entre os trens.

Linha 11 [Guaianazes - Estudantes]: no sábado, a partir das 18h, começam as intervenções nos sistemas de sinalização e de alimentação de energia elétrica dos trens, entre Calmon Viana e Jundiapeba, o que impactará o intervalo praticado na extensão dessa linha.

Linha 12 [Brás - Calmon Viana]: a partir das 18h de sábado, a circulação de trens terá intervalos irregulares em razão de obras no sistema de alimentação de energia elétrica dos trens, entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino.


Alterações durante a semana [20 a 24/08]:

Linha 8: entre segunda e sexta-feira, a circulação será feita com maior intervalo a partir das 23h, por conta de manutenção no sistema de alimentação de energia elétrica dos trens, entre as estações Antônio João e Carapicuíba e entre Jandira e Barueri.

Linha 9: nestas segunda e terça-feira, a partir das 23h, a operação será impactada devido à manutenção no sistema de alimentação de energia elétrica dos trens, entre as estações Morumbi e Granja Julieta e entre Socorro e Jurubatuba.

Desafio: executar as obras de modernização mantendo, simultaneamente, o serviço aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Benefícios: as obras de infraestrutura que estão sendo realizadas nas seis linhas da CPTM são inadiáveis e imprescindíveis, uma vez que permitirão que os novos trens que estão sendo incorporados à frota tenham melhor desempenho e contribuam para aumentar a oferta de lugares.

Na eventualidade de dúvidas ou de informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800 0550121.

CPTM