Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

10 de agosto de 2012

CPTM altera operação para obras de modernização no final de semana [11 e 12]


Por conta da redução do movimento de usuários nos finais de semana, a CPTM aproveita para acelerar as obras de modernização que estão em curso nas seis linhas. Confira a programação para os dias 11 e 12, lembrando que o horário de operação comercial dos trens é das 4h à meia noite [exceto aos sábados, quando a operação é estendida até 1h de domingo].

Linha 7-Rubi [Luz-Francisco Morato-Jundiaí]: no sábado, a partir das 4h até o fim da operação comercial do domingo, os trens circularão com maior intervalo, devido às intervenções no sistema de vias entre as estações Baltazar Fidelis e Franco da Rocha.

Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi]: no domingo o trecho entre as estações Carapicuíba e Itapevi estará fechado. Para o trajeto, serão disponibilizados ônibus gratuitos. Os coletivos farão parada para desembarque nas proximidades das estações contidas no trecho interrompido e o embarque poderá ser feito somente nas estações de maior demanda: Carapicuíba, Barueri, Jandira e Itapevi. Para utilizar o serviço, o usuário deverá retirar senha na área interna daquelas estações.

Linha 9-Esmeralda [Osasco - Grajaú]: no domingo, entre meio dia e meia noite, haverá intervenções nos equipamentos de via, entre as estações Cidade Universitária e Pinheiros, aumentando o intervalo entre os trens.

Linha 10-Turquesa [Brás - Rio Grande da Serra]: no domingo, das 7h às 19h, a linha vai operar com maior intervalo por conta de obras em dois pontos distintos. Entre as estações Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires serão substituídos equipamentos de via. Enquanto que entre Mooca e São Caetano os trabalhos estarão concentrados nos sistemas de sinalização e de alimentação de energia elétrica dos trens.

Linha 11-Coral [Guaianazes- Estudantes]: no sábado, a partir das 18h, começam as intervenções nos equipamentos de via, localizados entre as estações Guaianazes e Antônio Gianetti Neto, o que impactará no intervalo praticado na extensão dessa linha.

Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana]: a partir das 18h de sábado até a meia noite de domingo, a circulação de trens terá intervalos irregulares em razão das obras nos sistemas de sinalização e de alimentação de energia elétrica dos trens, entre as estações Jardim Helena-Vila Mara e Jardim Romano.

Alterações durante a semana

Ao longo da semana [13 a 17 de agosto], as linhas 8 e 9 terão a circulação alterada no horário já próximo do encerramento da operação comercial.

Linha 8-Diamante: de segunda a sexta-feira, a circulação será feita com maior intervalo a partir das 22h, por conta de manutenção no sistema de alimentação elétrica dos trens entre as estações Barueri e Itapevi.

Linha 9-Esmeralda: entre terça e sexta-feira, a partir das 23h a operação será impactada em razão da manutenção no sistema de alimentação elétrica dos trens, entre as estações Morumbi e Granja Julieta.

Desafio
A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Benefícios
As obras de infraestrutura que estão sendo realizadas nas seis linhas da CPTM permitirão que os 105 novos trens que já estão sendo incorporados à frota tenham melhor desempenho e contribuam para aumentar a oferta de lugares.

Na eventualidade de dúvidas ou de informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800 0550121.

CPTM