Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

31 de agosto de 2012

CPTM altera operação para obras de modernização no final de semana [1 e 2]


Em razão das obras de modernização da infraestrutura, a operação de trens na CPTM será realizada com maior intervalo, nas linhas impactadas pelas obras, neste fim de semana. Confira a programação:

Linha 8 [Júlio Prestes - Itapevi]: das 4h até a meia-noite, no domingo, o trecho entre as estações Barueri e Itapevi estará fechado para obras. Como alternativa de deslocamento, a CPTM disponibilizará ônibus gratuitos para o transporte dos usuários. Os coletivos farão parada para desembarque nas proximidades das estações que integram a região interrompida. O embarque poderá ser feito somente nas estações de maior demanda: Barueri, Jandira e Itapevi. Para usar o serviço, o usuário deve retirar senha na área interna dessas estações.

Linha 9 [Osasco - Grajaú]: durante todo o fim de semana, os trens circularão com maior intervalo entre as estações Presidente Altino e Grajaú, devido a intervenções na via e no sistema de energia na região de Osasco. No sábado, a partir das 20h, equipes atuarão no sistema de energia entre Hebraica-Rebouças e Cidade Jardim. No domingo, durante toda a operação comercial, os serviços estarão concentrados no sistema de rede aérea de alimentação elétrica dos trens, no trecho entre as estações Ceasa e Cidade Jardim.

Linha 10 [Brás - Rio Grande da Serra]: das 21h de sábado até as 8h de domingo, as intervenções ocorrerão na via permanente entre Mauá e Guapituba.

Linha 11 [Luz - Guaianazes]: das 8h às 20h, no domingo, por conta da substituição dos equipamentos de via, os trens do Expresso Leste circularão com maior intervalo.

Linha 11 [Guaianazes - Estudantes]: a partir das 18h de sábado serão realizadas intervenções no sistema de energia e na via permanente entre as estações Calmon Viana e Jundiapeba.

Linha 12 [Brás - Calmon Viana]: a partir das 18h de sábado até a meia noite de domingo, haverá substituição de equipamentos de via e serviços no sistema de energia entre as estações Comendador Ermelino e Engenheiro Goulart.

Intervenções durante a semana, nos dias 3, 4 e 5/09

Linha 8: de segunda até quarta-feira, a partir das 22h, haverá manutenção no sistema de alimentação elétrica das composições, entre as estações Barueri e Itapevi.

Linha 9: de segunda até quarta-feira, a partir das 23h, as intervenções ocorrerão no sistema de sinalização, nos equipamentos de via e na rede de alimentação elétrica dos trens entre as estações Santo Amaro e Jurubatuba.

Desafio: é importante ressaltar que executar as obras de modernização, atendendo ao usuário simultaneamente, é um grande desafio. As ações exigem uma série de medidas, como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, como finais de semana, feriados e madrugadas, o que prolonga o tempo de conclusão dos serviços.

Benefícios: as obras de infraestrutura que estão sendo realizadas permitirão a redução dos intervalos, o aumento da oferta de lugares, além de melhorar a performance dos novos trens que já estão sendo incorporados à frota.

Em caso de dúvidas ou de informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário: 0800 055 01 21.

CPTM