Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
710 Serviço 710
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Serviço 710
Operando.
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 13/08/2025, 17:05:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

O pioneiro do Metrô


       Edgar Galbiate foi o condutor da viagem inaugural do Metrô, no dia 14 de setembro de 1974. Nos 37 anos


Trinta e sete anos se passaram desde que Luiz Edgar Galbiate, sentado na frente de um painel cheio de luzes e alavancas, apertou o botão que levou aqueles sete vagões a cortarem São Paulo por debaixo da terra. Era a viagem inaugural do Metrô. Com medo de que alguma coisa desse errado, o condutor se concentrava para fazer da primeira viagem a mais perfeita possível. O trajeto era apenas uma pequena avenida subterrânea de 6,4 km, ligando a Vila Mariana ao Jabaquara.
De lá para cá, esse pequeno trecho de 14 de setembro de 1974 virou uma rede de 74,3 km de extensão, divididos em cinco linhas. Os 10 mil passageiros que usaram o Metrô naquele dia hoje são 4 milhões. E, na Linha 4-Amarela, a mais moderna da rede, já não existe mais a função que Galbiate exercia na viagem inaugural. Hoje, todas as composições do primeiro ramal privatizado são controladas à distância e dirigidas por computadores.
Galbiate, agora com 65 anos, está aposentado e se mudou para Taquaritinga, no interior de São Paulo, para escapar da correria da metrópole. Na semana passada, a pedido do Estado, ele viajou até a capital e visitou pela primeira vez a Linha 4. Sua reação foi um misto de curiosidade e assombro diante das novidades – portas de vidro, bloqueios nas plataformas, vagões sem divisão e, o que atraiu mais sua curiosidade, a janelinha por onde é possível ver os trilhos. “É tudo muito bonito”, resume o aposentado. 
Natural de Ibirá, também no interior, Galbiate chegou à capital em 1971. Entrou no Metrô em 1973 e só saiu 26 anos depois. “Me chamaram para ser operador elétrico, mas queria fazer alguma coisa diferente. Quando me falaram dessa vaga, aceitei na hora”, lembra. 
Sua vida agora é muito mais tranquila do que naquela época. Aposentado há cerca de 10 anos, o ex-condutor só anda de chinelo – “esse sapato que coloquei hoje para a foto já está me matando” – e passa os dias com sua mulher ou jogando sinuca e dominó com amigos em Taquaritinga. Da capital, sua grande saudade não poderia ser outra. “Falta mesmo eu sinto é do Metrô, que era a minha vida.”
Fonte: Estadão
Curta a página do Diário da CPTM no facebook

Nossas Redes

📝 Blog: diariodacptm.blogspot.com

✉️ Email para Contato: ricardo.brmorato@gmail.com

📸 Instagram Criador: _ricardomorato

📘 Facebook: www.facebook.com/oficialdiariodacptm

🎥 TikTok: @diariodacptm

🌐 Site Parceiro: www.diariodostrilhos.com

✉️ Email: williancmoreira@gmail.com