SITUAÇÕES DAS LINHAS
710
Serviço 710
Operando
7 Linha 7-Rubi
Operação: 24h por dia, todos os dias
Observações:
- Operação a partir das 4h.
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Turquesa
Operação Regular
11 Linha 11-Coral
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Coral
Operação Regular
12 Linha 12-Safira
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Safira
Operação Regular
13 Linha 13-Jade
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Jade
Operação Regular
8 Linha 8-Diamante
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Diamante
Operação Regular
9 Linha 9-Esmeralda
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Esmeralda
Operação Regular
1 Linha 1-Azul
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Azul
Operação Regular
2 Linha 2-Verde
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Verde
Operação Regular
3 Linha 3-Vermelha
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Vermelha
Operação Regular
4 Linha 4-Amarela
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Amarela
Operação Regular
5 Linha 5-Lilás
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Lilás
Operação Regular
15 Linha 15-Prata
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Prata
Operação Regular
6 Linha 6-Laranja
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Ouro
Em Construção
EA Operação: 5h à meia-noite
Grade Horária das Partidas
Todos os dias, inclusive finais de semana e feriados
Partidas:
Da Estação Palmeiras - Barra Funda: Luz, Guarulhos - CECAP, Aeroporto - Guarulhos
Da Estação Aeroporto - Guarulhos: Guarulhos - CECAP, Brás, Luz, Palmeiras - Barra Funda
Horários:
5h | 6h
7h | 8h | 9h
10h | 11h
12h | 13h | 14h
15h | 16h | 17h | 18h | 19h
20h | 21h | 22h | 23h | 0h
Expresso Aeroporto
Operando
10 Operação: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Tamanduateí, com parada na Estação Santo André
Horários: 5h40 | 6h | 6h20 | 6h40 | 7h | 7h20 | 7h40 | 8h | 8h20 | 8h40 | 9h | 16h10 | 16h30 | 16h50 | 17h10 | 17h30 | 17h50 | 18h10 | 18h30 | 18h50 | 19h10 | 19h30 | 19h50 | 20h10
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Santo André, com parada na Estação Tamanduateí
Horários: 5h50 | 6h10 | 6h30 | 6h50 | 7h10 | 7h30 | 7h50 | 8h10 | 8h30 | 8h50 | 16h | 16h20 | 16h40 | 17h | 17h20 | 17h40 | 18h | 18h20 | 18h40 | 19h | 19h20 | 19h40 | 20h
Expresso L10
Não Operando
Atualizado em: 08/08/2025, 22:57
Intervalo máximo entre trens: consulte os sites oficiais

Metrô SP define Estação Angélica-Pacaembu

Com toda a polêmica envolvendo a localização da estação em Higienópolis, o Metrô decidiu que o projeto arquitetônico da nova parada será mais simples. Inicialmente, ela ocuparia uma área onde há um supermercado, uma loja e um edifício na Avenida Angélica. 


Agora, as três saídas previstas para Higienópolis e Pacaembu serão pontos discretos, com totens indicativos, mas sem grandes estruturas aparentes nas ruas. "Serão pequenos pontos de acesso, uma forma de economizarmos no custo da obra, que já vai ser mais cara do que outras linhas, pois estará muito profunda", diz o diretor de planejamento do Metrô, Mauro Biazotti.


Além do custo das obras, estações maiores também sairiam mais caras por causa da necessidade de desapropriações. Ainda mais em bairros nobres como Higienópolis e Pacaembu. A estimativa agora é que poucos imóveis precisem ser declarados de utilidade pública para ceder espaço à estação.


Na região da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), por exemplo, apenas um estacionamento deverá ser desapropriado. Por outro lado, usuários da futura estação devem encontrar atrações dentro das estações. O Metrô estuda construir uma espécie de boulevard no túnel que vai interligar as três saídas previstas. Os planos constam no parecer técnico da companhia sobre a nova estação. A ideia é construir lojas e até mesmo um espaço cultural nesse caminho dos passageiros.


Os cálculos finais do Metrô apontam que a Estação Angélica-Pacaembu vai receber 29.090 usuários por dia - um aumento de 32% na demanda, em comparação com a antiga localização da estação, na Avenida Angélica. A parada anterior receberia diariamente 19.730 passageiros.


A nova disposição das estações trará também aumento de quase 4 mil passageiros por dia à Estação PUC-Cardoso de Almeida - passará de 15.770 para 19.600, segundo o Metrô. Já a procura pela Estação Higienópolis-Mackenzie sofrerá poucas modificações com a nova estação: passará de 91.110 para 91.720 passageiros por dia.


Escolha. Outras duas propostas foram avaliadas pela companhia antes de se definir a localização da Estação Angélica-Pacaembu. No parecer técnico, o Metrô justifica que a alternativa que considerava duas paradas no trecho entre as Estações PUC-Cardoso de Almeida e Mackenzie-Higienópolis seria "muito custosa" para acrescentar "pouca demanda" - cerca de 6 mil passageiros a mais, em relação ao previsto com a construção de só uma estação. Para o Metrô, o espaçamento entre as estações na nova localização está "equilibrado.


"A Linha 6-Laranja será uma das mais caras da história do Metrô. Com custos inicialmente estimados em cerca de R$ 7 bilhões, deve ter seu valor final definido apenas após a conclusão do projeto básico. Esse alto custo é consequência da necessidade de se escavar em um nível mais profundo - ela passa debaixo do Rio Tietê -, o que encarece o processo construtivo. Fonte: Revista Ferroviária

Nenhum comentário:

Conecte-se com o Diário da CPTM

Nossas Redes: 🌐 Site Oficial www.diariodostrilhos.com 📝 Blog diariodacptm.blogspot.com 📸 Instagram _ricardomorato 📘 Facebook www.facebook.com/oficialdiariodacptm 🎥 TikTok www.tiktok.com/@diariodacptm ✉️ Email para Contato ricardo.brmorato@gmail.com